Defesa Civil e EGDS discutem Plano de Contingência Municipal

Governo e Administração - Destaques
Projeto é baseado na Lei Federal nº 12.608/12

Na manhã da última quinta-feira (19), foi realizado o planejamento do Plano de Contingência e Brigada de Incêndio a ser aplicado inicialmente nas escolas da rede municipal. A reunião contou com a presença de representantes da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e da Defesa Civil.

O projeto é baseado na Lei Federal nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, e determina que a União, os Estados o Distrito Federal e os municípios adotem as medidas necessárias à redução de riscos e desastres. Nesse sentido, os artigos 8º e 9º da Lei destacam as competências do município, dentre a quais estão realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa, e estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas e hospitais.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, e instrutor do projeto, Cristiano Vargas, o planejamento é adaptado à realidade de cada Unidade. “Nesta primeira etapa as instruções teóricas e práticas serão destinadas aos servidores que atuam nas escolas”, explicou Vargas.

As primeiras escolas participantes serão as CEMEB’s Juvenal Cândido da Silva, Águida Aparecida Savietto Jorge, Rosa Nanni Fioresi, Vereador José Pedro Musseli, Dirce Pedroso, PROINFÂNCIA Antônio Bueno.

O conteúdo programático do projeto inclui:
•Conhecer as rotas de fuga;
•Como fazer a retirada segura das crianças e funcionários em situação de emergências;
•Orientar quanto aos riscos existentes em sua unidade, entre outros que serão específicos em cada local;
•Formação de brigada de prevenção e combate a incêndio;
•Conhecimento e utilização dos extintores de incêndio;
•Facilitação da chegada das equipes de emergências;
•Procedimentos para atendimento a uma vítima de parada cardíaca;
•Primeiros Socorros;
•Engasgamento;
•Como solicitar ajuda;
•Tetraedro de fogo e seus agentes extintores.