CEMEB Anísio Teixeira recebe modernização na iluminação

Educação - Destaques
A primeira escola da rede municipal a receber a nova iluminação tem os trabalhos concluídos

O trabalho de modernização da iluminação na CEMEB Anísio Teixeira foi concluído nesta quarta (18). O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Várzea Paulista e a CPFL, e fará a substituição das lâmpadas fluorescentes por iluminação de LED em oito escolas municipais e na APAE.

O Secretário de Educação Rodolfo Braga acompanhou a finalização do trabalho na escola e ressalta a importância do projeto que vai gerar economia. “Hoje o gasto com energia é muito alto nas escolas e essa economia possibilitará investimento em outras coisas”. Ele também frisou a importância de um ambiente bem iluminado nas salas de aula. “A melhora no ambiente também traz melhorias na qualidade das aulas”.
O diretor da CEMEB, Geraldo Spolli conta que já pensavam em substituir as lâmpadas, mas que seria um custo muito alto para a unidade. Segundo ele, além da economia escola ficou com os ambientes mais claros. “A troca trará mais qualidade às aulas e uma grande economia para a escola que não precisará fazer a substituição de lâmpadas e reatores com frequência”.

Os pais também aprovaram o projeto. Vanessa Aparecida Batista, autônoma, participa do conselho da escola e conta que com a economia já pensam em diversos projetos. “Economizando com a substituição de lâmpadas podemos pensar em usar o dinheiro para outras coisas e melhorar a escola com novos projetos”. Karla Ramalho, também autônoma, considera o projeto muito importante e acha que incentivará os esforços da comunidade escolar em tornar a escola cada vez melhor. “Queremos que a escola funcione perfeitamente e que seja a melhor escola da rede para nossos filhos”.

Parceria que trará economia

O trabalho é uma resposta a uma solicitação do prefeito Juvenal Rossi, que em 2014, solicitou a empresa de iluminação que colaborasse com os esforços da prefeitura na busca por meios de economizar nos gastos públicos. O projeto de eficiência energética em prédios públicos consiste na troca no sistema de iluminação antigo, por lâmpadas tubulares de LED, eliminando assim a necessidade de reatores. A CPFL vai investir R$ 262.511,68 em 9 prédios atendidos.

Segundo o consultor de negócios da CPFL, Fernando Nascimento Monteiro, as lâmpadas de LED geram uma economia de aproximadamente 50%. “As lâmpadas fluorescentes são de 40 watts, jás as de LED são de 18 watts, sem apresentar diminuição de luminosidade”. Ele também ressalta a economia gerada com a diminuição das manutenções. “As lâmpadas de LED tem uma durabilidade de 40 mil horas. Se utilizadas por 10 horas, terão uma duração de 10 anos” conta Fernando.

Nas próximas semanas outras oito escolas receberam o projeto de modernização da iluminação totalizando 1217 pontos substituídos.

Unidade

Economia Energética [MWh/ano]