Centro de Convivência da Pessoa Idosa sedia churrasco comunitário

Desenvolvimento Social - Destaques
Prefeitura e CMDPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) promovem evento para divulgarem novo espaço

A Secretaria de Desenvolvimento Social e o CMDPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) realizaram um churrasco comunitário para munícipes da terceira idade, na última sexta-feira (13). O Centro de Convivência da Pessoa Idosa – dentro do Clube de Campo da CICA – sediou o evento. Segundo o presidente do CMDPI, Santo Spadon, a atividade foi importante para promover a confraternização e mostrar que já é possível realizar encontros no local. “A partir de agora a comunidade e os conselhos tem esse espaço disponível para eventos”.

Cerca de 120 pessoas, de vários grupos da pessoa idosa da cidade: Grupo Melhor Idade, Grupo Bem Viver, Pastoral da Pessoa Idosa da Vila Indaiá e grupos de UBSs e CRASs (Centros de Referência da Pessoa Idosa) se confraternizaram no novo espaço.

Para o prefeito Juvenal Rossi, o novo espaço é uma conquista de todos, com um esforço do atual governo em resgatar o local, que fica próximo á natureza, com opções de lazer para a comunidade. “O Novo Centro de Convivência contém salão de jogos, piscina, quadras poliesportivas, campo de futebol e quiosques para confraternização”, explica o prefeito.

Cleuza Bruzadim, 60 anos, participa do CMDPI há sete anos e também faz parte dos Grupos Bem Viver e Melhor Idade, além da Associação dos Aposentados. A munícipe aprovou a iniciativa da prefeitura e acredita que o novo espaço fará sucesso e atrairá muitos cidadãos da terceira idade, desejosos de uma opção de lazer. “Esperamos que logo possamos usufruir cada vez mais deste local lindo ”, declarou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, o objetivo da Prefeitura em revitalizar o grande espaço, é oferecer ás secretarias municipais a oportunidade de realizarem ou desenvolverem projetos que contemplem melhor qualidade de vida a população. “Nossa expectativa é que todos os conselhos municipais e secretarias possa promover eventos educacionais e recreativos”,diz o secretário.

Nova opção

O gestor revelou que os cidadãos interessados em realizar pequenas confraternizações, bailes e sessões de ginástica no local já podem agendar os encontros. Quaisquer grupos de pessoas idosas interessados podem programar esses eventos por um dos telefones: 4596-9622 (Secretaria de Desenvolvimento Social) ou 4606-0548 (CMDPI).

De acordo com Spadon, após o agendamento, os responsáveis pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa preparam o local para abrigar as atividades programadas.

Mãos à obra

Desde novembro, voluntários e funcionários da Prefeitura tem feito uma série de adequações no Clube de Campo da CICA, para que possa abrigar o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Entre outros trabalhos, as agentes fizeram uma limpeza interna, a pintura da futura sede e a roçagem do mato.

Segundo Spadon, até setembro, quando as chuvas se reduzirem, 80% das manutenções necessárias já terão sido feitas, e inclusive a piscina poderá ser utilizada.

Também está sendo viabilizado um ônibus, para levar os cidadãos que vão participar dos encontros no novo espaço de lazer.