Secretaria de Meio Ambiente visita empresa de destinação de madeiras

Meio Ambiente - Destaques
Visita técnica visou conhecer o processo de gerenciamento de resíduos de madeiras da construção civil e móveis usados

Na manhã da última quarta-feira (11), a Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista fez visita técnica à empresa Eco Forte Ambiental. A empresa, localizada em Embú das Artes recolhe e destina ecologicamente correta e sem custos ao gerador, todos os resíduos de madeira de várias prefeituras da Grande São Paulo.

Segundo o secretário da pasta, João Lima, a visita técnica foi para conhecer o processo desde a sua origem (fonte geradora) até a destinação final. “Estamos em busca de soluções para descartar corretamente toda a madeira e outros resíduos sólidos gerados pelos munícipes, e este processo de ‘trituração de madeiras’ pode ser uma resposta” – “Uma parceria com empresa especializada nesse tipo de destinação parece ser a solução ideal, principalmente se não houver custos para o município”, afirma o secretário.

A equipe acompanhou todo o processo de trituração, desde o recebimento das madeiras que chegam em caminhões, caçambas e até carros de passeio, até sua fase final em forma de cavacos.

Supressão e poda de árvores

Dentro da parceria firmada com as prefeituras da região, a empresa recebe e destina sem custos aos cofres públicos toda a madeira (troncos e galhos) proveniente das podas e supressões.

O Processo

Segundo um dos diretores da empresa, Guilherme M. Barrinha, a empresa mantém parcerias com várias prefeituras da Grande São Paulo como Embú das artes, Taboão da Serra, Cotia, Itapecerica, Barueri, Mauá, Carapicuíba e algumas sub-prefeituras de São Paulo.

“Mantemos caçambas de coleta em eco pontos específicos e preparados para receber coleta de moradores, como móveis usados (guarda roupas, armários e sofás desmontados – somente as madeiras). Diariamente recolhemos estas caçambas cheias de madeiras, que, depois de trituradas, viram pequenos fragmentos, conhecidos como ‘cavacos’ que posteriormente são destinados às indústrias e olarias para virarem energia através da queima”, explica o diretor.

De acordo com o secretário João Lima, que esteve acompanhado de representantes de outros setores, como Zoonose,ONG Eco e Vida e caçambeiros, a visita foi produtiva e bastante esclarecedora. Ainda segundo o secretário, a prefeitura de Várzea Paulista está empenhada em buscar a solução legal para fazer a coleta e destinação de todos os resíduos sólidos gerados na cidade.