Formações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade certa

Educação - Destaques
Letramento em matemática é o enfoque do curso

Nesta quarta-feira (11) os professores da rede municipal de ensino de Várzea Paulista retomaram as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O curso faz parte de um compromisso assumido pelos governos para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A formação com enfoque letramento em matemática é oferecida aos professores do primeiro ciclo do ensino fundamental (anos I, II e III). Teve início no segundo semestre de 2014 e tem encerramento previsto para junho deste ano. Em 2013 os professores participaram da formação em língua portuguesa e leitura e há previsão da continuidade da formação com enfoque em outras áreas de conhecimento.

A supervisora de ensino Ivone Esteca ressalta que as formações são importantes, pois, oferecem subsídios para que o professor possa ajudar as crianças a serem letradas na idade certa. Ela conta também que o programa disponibiliza todo o material aos cursistas. “São oferecidos livros de formação, jogos e livros paradidáticos. Além disso, os professores recebem uma bolsa de estudos do MEC para gastos com o curso e compra de materiais pedagógicos”.

Ivone que é a coordenadora do curso no município, conta que 6 professoras fazem as formações na UNICAMP e são as multiplicadoras dos conhecimentos aos educadores da rede. Segundo ela o curso já apresenta bons resultados. “Temos salas de aula com materiais diversificados e os jogos já são trabalhados com o enfoque da aprendizagem e desenvolvimento do letramento matemático”.