Formação de professores segue com oficinas em Várzea Paulista

Educação - Destaques
Reflexão sobre a prática e troca de experiências marcaram os encontros

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer realizou nesta quarta-feira (11) oficinas direcionadas aos professores e gestores da rede municipal de ensino.

O encontro foi direcionado a dois grupos, o primeiro são os professores de educação física e trouxe como tema a atuação do professor na perspectiva multicultural. O professor Hugo César Bueno Nunes, mestre em educação física e doutorando em educação, conduziu a formação e explicou que este primeiro encontro foi direcionado ao levantamento das expectativas e das práticas dos professores. “Precisamos ouvir os professores sobre suas experiências e articular as práticas desenvolvidas às teorias”.

Para o professor Fabiano Mantovan, esses encontros com o grupo de professores da mesma área é importante. “É um momento de discussão e troca de informações com os colegas, visando a aprimoramento profissional”. Também ressalta que há a expectativa de que os formadores tragam novidades que contribuam para o trabalho no município.

Já a oficina de Raciocínio Lógico Matemático foi direcionada aos professores dos anos 4 do ensino fundamental e teve o objetivo de subsidiar os professores no trabalho com os Cadernos Compartilhados. A coordenadora da CEMEB “Anísio Teixeira”, Silvia Helena Nogueira, acompanhou as formações e ressalta a importância desse trabalho. “É o momento de reflexão sobre a prática do professor”. Segundo ela as oficinas para o trabalho com o material apostilado da rede municipal, gera momentos de reflexão e debate. “É uma oportunidade de propor ideias e discutir sobre as formas de aplicação das atividades” conclui.