Estagiários de pedagogia trabalham numa perspectiva inclusiva

Saúde - Cotidiano
Rede municipal oferece o atendimento a todos os alunos com necessidades especiais

Estagiários de pedagogia realizam um trabalho de apoio nas salas de aula que atendem alunos de inclusão. O trabalho vem sendo realizado desde 2014 e a Secretaria Municipal de Educação já conta com 44 estagiários atuando nas creches, escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Segundo a supervisora departamental Magali de Souza a parceria entre o professor e o estagiário em sala de aula é muito positiva. “É um suporte a aprendizagem dos alunos e uma atenção mais individualizada as crianças com dificuldades ou necessidades especiais”.

A estagiária Nathalia Marques Herculano atua na rede municipal há sete meses acompanhando duas crianças com necessidades especiais. “Desenvolvo atividades lúdicas e diferenciadas com essas crianças”. Ela conta que além do acompanhamento em sala de aula auxiliando os alunos nas tarefas, ela propõe momentos de trabalho mais individualizados, de acordo com as dificuldades das crianças. Para Nathalia o estágio e a oportunidade de trabalhar com alunos com necessidades especiais é uma forma de vivenciar na prática o que está aprendendo em sala de aula. “Eu recomendo o estágio a todos os estudantes, pois, você convive com o aluno real da sala de aula”.

Geraldo Spolli, diretor da CEMEB “Anísio Teixeira” conta que o trabalho de Nathalia contribui muito e que facilita o trabalho dos professores. “É possível desenvolver atividades diversificadas com os alunos com necessidades especiais e isso complementa o pedagógico”. Ele relata que a escola além de contar com o trabalho da estagiária, desenvolve um trabalho com as salas de aprimoramento educacional (SAE) que disponibilizam 66 aulas semanais de atividades de recuperação contínua aos alunos com dificuldade. “O objetivo do SAE é sanar as dificuldades e defasagens”.

Segundo o diretor a expectativa é que o trabalho desenvolvido ajude a obter avanços na aprendizagem. “Esperamos que nossos alunos saiam preparados para a próxima etapa de ensino e trabalhamos para que isso aconteça” finaliza.