Prefeitura dá continuidade a obras de drenagem e lazer

Infraestrutura - Destaques
Secretaria de Infraestrutura Urbana dá prosseguimento a três trabalhos: recuperação da drenagem às margens do Rio Jundiaí, Pista de Caminhada e Ciclovia do Mursa e reurbanização do Parque Chico Mendes

A Secretaria de Infraestrutura Urbana prossegue – por meio do gerenciamento ou execução – com três intervenções importantes para Várzea Paulista: recuperação do sistema de drenagem danificado pela forte chuva de 26 de janeiro, às margens do Rio Jundiaí; Pista de Caminhada do Mursa e a reurbanização parcial do Parque Chico Mendes. As intervenções trarão mais segurança aos motoristas e permitirão, em breve, melhores espaços de lazer aos munícipes.

Recuperação da drenagem
Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista dão continuidade à segunda parte da recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais às margens do Rio Jundiaí. A equipe concluiu, na semana passada, a retirada de entulhos e a limpeza da área da jusante – deságüe no Rio Jundiaí – do trecho do Córrego da Rua Sorocaba. Também foi feita a remoção das aduelas e manilhas de concreto descoladas da tubulação existente (travessias e ladrão), antes da chuva torrencial, no fim de janeiro.

De acordo com o gestor, na próxima semana, se não houver chuvas, já deverá ser iniciada a base de sustentação para a colocação de novas aduelas. Segundo o representante da pasta, Renato Germano, essa etapa tem sido cumprida com cautela, em razão das chuvas recentes. “O local recebe todas as águas pluviais da Região Norte”.

O solo também será compactado e, a partir de então, as duas travessias serão refeitas e reabertas e a parte quebrada do ladrão será devidamente reconstruída. Por fim, será recuperado o pavimento destruído pela chuva, na secção interditada da Marginal do Rio Jundiaí.

De acordo com o secretário, o sistema será totalmente recuperado nos dois lados da Marginal do Rio Jundiaí. No início deste mês, uma limpeza do outro lado da Marginal (montante do trecho do córrego) deu início à obra. A frente de trabalho retirou a terra e a vegetação excessivas e fechou as duas travessias de aduelas danificadas pela chuva, para aumentar a vazão do Córrego. Assim, o fluxo de água na jusante foi diminuído – apenas o ladrão está em funcionamento – e a equipe teve condições de iniciar a intervenção principal, começada na quinta-feira.

Segundo Germano, se não houver chuvas, todo esse trabalho deve ser finalizado no final de março.

Retomada da Pista de Caminhada do Mursa

A construtora licitada já realizou realizando a terraplanagem e compactação do solo de aproximadamente 500 metros, sob fiscalização da Secretaria de Infraestrutura Urbana.  Segundo Germano, essa etapa é fundamental para ser lançado o concreto sobre o segundo lote da área, provavelmente na semana que vem, se as condições naturais permitirem. Além do asfalto, serão feitas guias.

De acordo com o gestor, a obra pode ser retomada, em razão da liberação parcial dos convênios federais (lotes 1 e 2).
Se as condições naturais permitirem, os trabalhos devem ser concluídos até o final de junho, de acordo com o secretário. “Após a preparação da base, são rápidas a concretagem das guias e a pavimentação da pista”.

Ao todo, serão construídos 3,5 km de ciclovia e pista de caminhada, entre o Córrego Pinheirinho e o Orquidário. A obra será custeada por R$ 608.929,86 do Governo Federal; a Prefeitura arcará com as contrapartidas de R$ 44.697,46 e alguns serviços de correção de talude.

Parque Chico Mendes

A Prefeitura está dando andamento à quarta fase do convênio para a reurbanização parcial do Parque Chico Mendes, no Jardim Paulista.
Segundo Germano, a construtora está fazendo o piso, no início da área do parque.

Segundo Germano, os agentes da pasta iniciaram, em fevereiro, a limpeza da área interna do parque e das bordas do Córrego da Avenida Piqueri, para dar frente de trabalho à empresa. Na semana que vem, se as condições naturais permitirem, o serviço será retomado.

O espaço vem recebendo plantio de grama, pela empresa licitada e uma pista de caminhada com ciclovia também está sendo feita pela construtora. Também já foi iniciado o fechamento de todo o perímetro do parque – 800 metros – com alambrado.  Segundo Germano, essa etapa é importante para garantir mais segurança e a manutenção da limpeza do local.

Até o final do semestre, o Parque Chico Mendes vai receber aparelhos de alongamento. No mesmo convênio, está incluso o calçamento junto à Rua São Vicente.

Essa etapa representa o investimento de R$ 385.568,45 advindos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Do montante, R$ 54.068,45 serão custeados pela Prefeitura, como contrapartida municipal.

Academia ao ar livre
A Prefeitura está viabilizando mais equipamentos de alongamento e ginástica, junto ao Governo Estadual. A ideia é instalar a academia, dentro do Parque Chico Mendes, ainda neste semestre.