Prefeito acompanha teste com roçadeira mecanizada

Infraestrutura - Destaques
Equipamento que retira e tritura vegetação excessiva será testado até a próxima semana

O prefeito Juvenal Rossi acompanhou, na tarde da última terça-feira (10), os primeiros trabalhos de uma roçadeira mecanizada com triturador, no Jardim Bertioga. Ao lado do secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, que gerencia as ações, o prefeito acompanhou o início das intervenções.

Segundo Germano, até a próxima semana, a máquina será utilizada em vários trechos das margens do Córrego Bertioga e da Marginal do Rio Jundiaí. “O equipamento é bastante ágil e o motorista consegue cobrir uma grande área em um único dia” diz.

O prefeito explica que, em razão das chuvas, a vegetação cresce muito rapidamente e obriga, muitas vezes, os agentes municipais a fazerem o trabalho de roçagem em locais que já tinham sido limpos há pouco tempo.

Por esse motivo e pela pouca oferta de mão-de-obra, um equipamento como este, consegue fazer um rápido trabalho de roçagem, na avaliação do gestor. “É uma experiência que estamos fazendo, visando a economicidade de recursos financeiros, mas garantindo qualidade dos serviços”. Por razões ambientais e legais, a administração não usa o subterfúgio dos produtos químicos para eliminar a vegetação excessiva.

De acordo com o secretário, agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana passarão, nos próximos dias, pelos locais que houverem sido limpos, para retirarem o mato e a grama resultantes do trabalho feito pelo equipamento.

Trabalho pertinente
Sebastião Torres mora no Jardim Bertioga desde 2002 e nota a necessidade do trabalho de roçagem há mais ou menos dois meses. Para ele, trata-se de um serviço importante para o Córrego Bertioga e a cidade como um todo. “É necessário entender que o mato cresce muito rapidamente e este trabalho é importante”.

Escolas limpas
De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, já está em processo de licitação a terceirização desse tipo de serviço nas escolas municipais. Para o gestor, trata-se de mais uma ação importante para atender a demanda por roçagem em toda a cidade.