Projeto “Água, um bem de todos” tem início com palestra

Educação - Destaques
Conscientização e uso responsável são os objetivos do trabalho

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer realizou nesta quinta (5) a abertura do Projeto “Água, um bem de todos”. A primeira palestra foi realizada na Câmara Municipal e trouxe como tema “Orientação e reparo de vazamento de água e como controlar o consumo”. Contou com a presença do prefeito Juvenal Rossi, do secretário de Meio Ambiente João José de Lima, vereadores, representantes da Secretaria de Educação e da Sabesp. O intuito do projeto é conscientizar as pessoas sobre a economia e a utilização responsável da água.
O prefeito Juvenal Rossi ressaltou que o trabalho de conscientização das crianças e jovens é fundamental. “Eles são nossos futuros governantes, professores e pais de família. São eles que vão formar uma nova sociedade, com novas posturas”. Ele contou que a preocupação com a água vem sendo um ponto importante em seu governo. “Hoje temos 97% do esgoto da cidade tratado e a ideia é que o município tenha o maior índice da região até 2016”. O trabalho de tratamento de esgoto fez com que o nível de qualidade do Rio Jundiaí subisse.

O Secretário de Meio Ambiente, João José de Lima parabenizou os educadores do município que têm mostrado engajamento nas questões ambientais e em especial a da água. Também ressaltou a preocupação da cidade em cuidar desse bem tão preciso. “A questão da escassez hídrica é um problema global, mas nós temos que agir localmente, e esse projeto vêm realizar isso”.

A supervisora de ensino Ivone Esteca conta que a água é uma preocupação da secretaria de educação, que vem investindo no trabalho de uso consciente e preservação ambiental. “Se a água é um bem de todos, todos nós temos que nos envolver nesse cuidado, abraçar esta bandeira”.

O trabalho que será direcionado as escolas municipais de ensino infantil e fundamental, contará com a parceria da SABESP, e visa proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água. A coordenadora de projetos Vani de Paula Martins ressalta que as crianças tornam-se multiplicadoras dessa preocupação com a água e “cobram” as famílias do uso correto. “Trabalhar com as crianças é uma forma de atingir objetivamente a população”.

A apresentação do projeto foi iniciada com um vídeo intitulado “Carta de 2070” que buscou sensibilizar os participantes fazendo um relato de um futuro próximo onde a água seria escassa. Em seguida uma palestra com o gerente administrativo da Sabesp Alexandre Angela, que falou um pouco sobre como combater o desperdício e o uso excessivo. Ele deu dicas e informações de como detectar vazamentos. “O acompanhamento da conta de água é importante, pois o aumento de consumo pode indicar um vazamento”.

O projeto que será realizado durante todo o ano letivo contará com palestras, apresentações teatrais, experimentos e visitas. Ao final as escolas deverão desenvolver um plano de economia de água na unidade. A próxima atividade é uma palestra sobre economia e uso consciente direcionada às crianças.