Vila São José receberá ação de combate a Dengue

Saúde - Cotidiano
Visita casa a casa, eliminação de criadouros e orientação à população faz parte do trabalho de busca ativa contra o mosquito
 
Na próxima semana, os técnicos do Departamento de Zoonoses de Várzea Paulista iniciam a ação de combate a Dengue no bairro São José, no centro da cidade. Visitas casa a casa, bloqueio de criadouros e orientação aos moradores no combate ao mosquito fazem parte do trabalho.
 
Até o dia 2 de março, o município contabilizou 123 casos suspeitos, dos quais 23 apontaram resultado negativo e 21 foram confirmados. Dos resultados positivos, 13 são autóctones (doença contraída na própria cidade), 5 são importados e 3 estão sob investigação. 
 
Nanci Martinuzzo, coordenadora técnica do Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, explica que existem quatro estágios de classificação epidemiológica: silenciosa, inicial, alerta e emergência. Várzea Paulista encontra-se na fase inicial. “Neste momento temos como controlar a proliferação do mosquito e prevenir que a doença se espalhe pela cidade”, diz. 
 
A coordenadora informa que o trabalho de busca ativa nos bairros se baseia no número de casos em cada região. “Começamos pela Promeca, que tem 4 casos. Seguimos para a Vila Santa Terezinha, que conta com 5 casos confirmados. E agora seguiremos para a Vila São José, que tem 4 pessoas com a doença”, fala. “Deste modo buscamos bloquear os criadouros e evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, relata a coordenadora. 
 
         
Prevenção
 
Segundo Nanci, além da eliminação dos criadouros, existem outras maneiras de se prevenir contra a doença. “O uso de repelentes, calças compridas e sapatos fechados é recomendado”, explica. “As crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem tomar muito cuidado, devido à imunidade mais baixa”, exemplifica. 
           
Outra alternativa para se proteger contra o mosquito, de maneira mais natural, é ter dentro de casa plantas com odores fortes. “A citronela é bem conhecida por ser um repelente natural, mas outras plantas, como lavanda, arruda, manjericão e hortelã também espantam o mosquito devido ao seu cheiro característico”, relata. Mas a coordenadora tem uma ressalva. “O vaso não deve ter pratinho com água”, conclui Nanci.