Formação de professores tem início com oficinas

Educação - Destaques
Musicalização infantil, raciocínio lógico matemático e brincadeiras foram os temas dos cursos.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer iniciou nesta quarta (3) as formações em serviço para os professores da rede municipal de ensino. Os cursos serão oferecidos a todos os professores e gestores e dão embasamento para o trabalho com os Cadernos Compartilhados. As oficinas fazem parte do ciclo de atividades de preparo dos docentes para utilização do material. O encontro ocorreu no auditório da secretaria.

Esse primeiro dia o curso foi direcionado aos professores Arte que puderam conferir uma oficina de sons, ritmos e brincadeiras; e aos professores da educação infantil que foram divididos em duas turmas. Os professores que trabalham com as crianças da etapa I (4 anos) participaram de uma formação de Raciocínio Lógico Matemático, enquanto os professores que lecionam para as turmas de maternal II (3 anos) e etapa II (5 anos) participaram de uma oficina Linguagem Musical.

Segundo a supervisora de ensino Magali de Souza a formação em serviço é uma grande aliada do trabalho desenvolvido no contexto escolar. “Com a implantação do material, a formação específica é de fundamental importância para seu uso e o desenvolvimento dos temas propostos” conta. Ela ressalta também que as formações são relevantes na construção da relação entre professor e aluno.

A formação de Matemática ficou a cargo de Fabiana Almeida Castro, pedagoga e psicopedagoga que trouxe como tema “Os pequenos e as situações problemas”. Na oficina foram abordados temas como a construção do raciocínio lógico pelas crianças. “O objetivo é debater e refletir sobre a prática em sala de aula” conta a formadora.

Já a formação de musicalização infantil recebeu a musicista e professora de piano Neuza Richter de Melo Comandulli, que trouxe um pouco da sua experiência de musicalização para crianças e seu trabalho de formação em música para professores. Ela relata que a musicalização infantil contribui muito para a formação dos pequenos.

“Ela ajuda em outras áreas como português e matemática, além de trabalhar ritmo, respeito, lateralidade, socialização e tantas outras coisas”. Em sua oficina ela traz possibilidades de trabalho com música nas escolas e ideias de como utilizar materiais simples e disponíveis nas unidades de ensino. “Bandas, pequenas danças, movimentos de corpo, lateralidade, brincadeiras de rodas fazem parte do trabalho de música com as crianças”. Ela ressalta que um trabalho de musicalização na infância é importante para desenvolver o gosto pela música.

A professora Cristiane Mota que trabalha com as crianças de 5 anos conta que a formação em música é muito importante e dá embasamento para o trabalho na educação infantil. “A música no trabalho com os pequenos é tudo. É muito mais fácil para a criança assimilar conceitos e fazer relações usando a música”. Ela conta que o trabalho com música é constante e em todas as áreas do conhecimento na educação infantil.

Caderno Compartilhado

O Caderno Compartilhado contempla atividades organizadas a partir da Proposta Curricular do Município. Foi elaborado com a participação e contribuição dos profissionais de educação, e dessa forma apresenta características da prática pedagógica em exercício na Rede Municipal. Ele é distribuído aos alunos da Rede Municipal – ensino infantil (maternal II, etapa I e II) e ensino fundamental (anos I, II, III, IV e V).

Trata-se de mais um instrumento pedagógico a ser utilizado na sala de aula. “O objetivo é dar subsídios aos profissionais da educação” conta a supervisora Magali. Segundo ela o material está em constante aprimoramento e conta com a contribuição dos professores para isso.