Reunião define local para 1º Eco Ponto de Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques
Local poderá receber sofás desmontados e outros entulhos, em pequenas quantidades

Representantes da Prefeitura de Várzea Paulista, da ONG Eco e Vida e de alguns caçambeiros estiveram presentes na usina de asfalto da Secretaria de Infraestrutura Urbana, no Jardim Continente, na última segunda-feira (2). O encontro informal serviu para definir o espaço que será destinado ao depósito de entulhos, como sofás desmontados e telhas, ainda este mês. “Nós estamos oferecendo um local para as pessoas descartarem”, explica o prefeito Juvenal Rossi.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, assim que estiver tudo pronto, os munícipes poderão se dirigir ao local, para levar os entulhos. Haverá caçambas específicas para descartes de telhas, pedaços de gesso, madeira, móveis desmontados, entulhos de construção civil (concreto, tijolo e telhas de gesso), sucatas, telhas de amianto e eletro eletrônicos. Só serão recebidas pequenas quantidades desses materiais, segundo o gestor. “Isso é para atender o munícipe que precisa descartar pequenas quantidades”.

A ONG Eco & Vida ficará responsável por coletar os materiais recicláveis, como já realiza nos bairros da cidade. “A gente faz a coleta seletiva aqui”, explica o presidente da instituição, João Carlos, o Kal.

Também participaram da visita membros das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, além do Controle de Zoonoses.
Uma nova reunião da comissão responsável, na próxima quarta-feira (4), definirá questões administrativas do Eco Ponto e as estratégias de divulgação do novo espaço público.

Segundo João, novos Eco Pontos serão viabilizados em outras áreas da cidade, caso o primeiro seja bem sucedido.

Conscientização Importante

Segundo o prefeito Juvenal Rossi, apesar da parceria que se inicia para o descarte de resíduos sólidos, a população precisa se conscientizar de que o descarte irregular é ilegal e passível de multa. “A Prefeitura está dando uma solução criando o Projeto Eco Ponto, mesmo não sendo a grande geradora. O morador está a cada dia se conscientizando de sua responsabilidade como cidadão gerador desses resíduos”.