Prefeitura investe na qualificação das novas Gerentes de Saúde

Saúde - Cotidiano
Curso promovido pela Escola de Governo tem como objetivo integrar a equipe e discutir o papel das gerentes no município
 
 
Durante os dias 24, 26 e 27 de fevereiro, os aprovados para a função gratificada de Gerente de Saúde, participaram da capacitação ‘O papel do gerente de Saúde no município de Várzea Paulista’, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Esta é a primeira vez que se faz um treinamento deste tipo, para acolher os profissionais e prepará-los para os novos desafios da função. 
 
O secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, parabenizou a todos que participaram do processo seletivo e ressaltou a importância do papel da gerente junto à comunidade. “Vocês são o nosso braço junto à população”, disse. Spinucci também falou sobre como os novos responsáveis pelas unidades de saúde devem se apropriar sobre o cotidiano do local de trabalho e da equipe. “Vocês precisam saber tudo o que acontece na sua unidade, precisam ter aquele espaço como se fosse de vocês. A proximidade com os colegas de serviço e os pacientes é essencial”, explicou o secretário. 
 
Para a secretária adjunta de Saúde, Mônica Carvalho, o acolhimento aos moradores é primordial. “Estar próximo aos pacientes fortalece o vínculo, enrique o conhecimento sobre a região e as necessidades daquele grupo”, informa. 
 
 
Aprendizado
 
No encontro realizado na última quinta-feira (26), o grupo aprendeu sobre o Estatuto do Servidor, com a diretora da Unidade de Segurança do Trabalho, Elenice Matarazzo Crotti e a diretora do Departamento de Seleção e Desenvolvimento do Servidor, Sandra Lucia Cantelli da Silva. 
 
Para a servidora Tânia Cristina de Lima, que está há 12 anos na Prefeitura de Várzea Paulista e há 10 anos atua como gerente de UBS, a capacitação é um grande aprendizado. “Participo desde o primeiro processo seletivo para gerentes, e essa é a primeira vez que realizamos uma capacitação antes de assumir o cargo”, conta. “Para os antigos é uma reciclagem, mas para os novos é muito importante. Acredito que chegarão mais confiantes a seus postos, terão mais autonomia para trabalhar com a equipe e acolherão aos moradores da maneira correta”, afirma. 
 
 
Capacitação
 
A capacitação ‘O papel do gerente de Saúde no município de Várzea Paulista’, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), tem carga horaria de 12 horas. O conteúdo programático abordou: Papel do Gerente na Unidade de Saúde e acolhimento; Acolhimento; Rede de Saúde Municipal; Indicadores; Lei complementar 181/07; Ética; Liderança x Chefia e Fluxo de encaminhamentos e notificações. 
 
Entre os meses de março e abril, os gerentes, acompanhados de um servidor de cada Unidade de Saúde, vão participar da ‘Oficina de Capacitação e Acolhimento’. A capacitação será de 28 horas, dividida em sete encontros. A formação será dada pelo Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo – Núcleo Regional de Educação Permanente em conjunto com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Paulista.