Caderno Compartilhado começa a ser distribuído nas escolas

Educação - Destaques
O material apostilado e agendas serão distribuídos a mais de 10 mil crianças
Na última sexta-feira (20), os Cadernos Compartilhados começaram a ser distribuídos nas escolas de Várzea Paulista. Nesta quarta-feira (25), a EMEF Edite Schneider recebeu os apostilados. O material foi elaborado de acordo com a proposta da Rede Municipal de Educação e é distribuído aos alunos do Ensino Infantil (maternal II, etapa I e II) e Ensino Fundamental (Anos I, II, III, IV e V).

A Universo Editora e Produtos Gráficos Pedagógicos, empresa vencedora da licitação, responsável pela elaboração e entrega do material, vai distribuir para alunos do ensino infantil,  3.308 cadernos apostilados. Para diretores, coordenadores e professores, 253 exemplares.

No ensino fundamental, serão entregues 6.540 cadernos apostilados, e para diretores, coordenadores e professores, 281 exemplares. Além disso, entre alunos e gestores, todos receberão uma agenda escolar. Ao todo serão distribuídas 10.382 agendas.

De acordo com o secretário de Educação, Rodolfo Braga, Várzea Paulista tem como prioridade a qualidade do ensino. “Priorizamos desde o início do mandato do prefeito Juvenal Rossi a qualidade do aprendizado do aluno, também vamos agir para melhorar a infraestrutura das escolas. O que o aluno leva para toda a vida é a educação”, explica o gestor.

Segundo o diretor da escola Edite Schneider, Paulo Sérgio, o novo material didático formulado com o auxílio dos educadores do município, auxilia na qualificação do ensino. “A expectativa é muito grande, pois o material vem para agregar. É um conteúdo somatório de uso fundamental”, diz. Além disso, é para muitos professores um ponto de partida. “Vejo os apostilados como uma conquista que veio em boa hora”, fala Paulo.

Material apostilado

Implantado no ano passado, o Caderno Compartilhado contempla atividades organizadas a partir da Proposta Curricular do município, elaborada com a participação e contribuição dos profissionais da Educação. Dessa forma, apresenta características da prática pedagógica em exercício na Rede Municipal de Educação.

De acordo com a supervisora departamental de Educação, Magali de Souza, trata-se de mais um instrumento pedagógico a ser utilizado em sala de aula. A atual administração objetiva – desde o início de sua formulação, em 2013 – dar mais subsídios aos profissionais de educação. “É uma ação do plano de governo”.

Magali explica que o Caderno Compartilhado, em processo de constante aprimoramento, foi pensado e construído com a contribuição dos professores. Os docentes de Educação Infantil, Ensino Fundamental (6 a 10 anos) e Áreas Específicas foram fundamentais no processo de elaboração. Os profissionais revisaram o conteúdo apresentado pelos autores e encaminharam sugestões, para adequar o material ao trabalho realizado em sala de aula.

IDEB
A criação do material foi pensada em função da preocupação com a queda do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da cidade em 2011, segundo o secretário da pasta. “Os cadernos compartilhados são uma conquista e uma ferramenta a mais para reverter esses índices,” explica Rodolfo.

A concentração de esforços dos professores da Rede Municipal de Educação tem mostrado resultados positivos. No segundo semestre de 2014, Várzea Paulista atingiu a nota 6,0 que está bem acima da média nacional (4,9) e da média estadual (5,8).

Registrando um aumento de 0,7 em relação ao último índice divulgado em 2011, que foi de 5,3. Com isso, a cidade celebra o maior crescimento na nota do índice desde que ele foi implementado, graças ao comprometimento e participação ativa dos servidores que atuam na área da educação básica do município.