Busca ativa contra a Dengue continua no Sta. Terezinha

Saúde - Cotidiano
Bairro é o segundo a ser visitado pelos técnicos do Departamento de Zoonoses, que estão vistoriando as casas e orientando os moradores a como combater o mosquito
 
O trabalho de busca ativa contra o mosquito da Dengue teve continuidade na última quarta-feira (25), com visita às residências do bairro Santa Terezinha. Os técnicos do Departamento de Zoonoses de Várzea Paulista realizaram visitas casa a casa, bloqueio de criadouros e orientação aos moradores no combate ao mosquito da Dengue. O município contabiliza até atualmente 80 casos suspeitos, dos quais 7 foram confirmados e 10 apontaram resultado negativo.
 
Entre as dicas passadas a população, a principal é a de se atentar a pequenos objetos deixados no quintal.  “Hoje, os materiais sem uso são os principais criadouros do mosquito. Um saco plástico que acumula água, uma tampa de garrafa e até mesmo uma casca de ovo pode se tornar um criadouro”, explica o técnico de Zoonoses Eder Lucio Carmanini. “As pessoas já sabem que não podem deixar água no pratinho de planta e no pneu. Agora precisam atentar aos entulhos acumulados no quintal”, alerta.
 
Entre as dúvidas dos moradores está a do que se quando encontrar a larva do mosquito na água. “É importante jogar na água na terra ou cimento, num local onde ela não empoce. A água tem que evaporar totalmente para que a larva não se desenvolva”, explica a técnica de Saneamento Graça de Freitas.
               
Segundo ela, a limpeza do recipiente é primordial. “Mesmo eliminando a larva, os ovos ainda ficam presos ao objeto”, informa. “Por isso é necessário lavar bem, com a parte verde da esponja de limpeza, para que os ovos também sejam eliminados”, afirma. Os ovos do mosquito da Dengue podem sobreviver em média dois anos, mesmo sem ter o contato com água. 
 
           
Denúncias
 
Os moradores que queiram denunciar áreas suscetíveis a se tornarem criadouros do mosquito, como piscinas, ferros velhos, terrenos baldios, entre outros, devem registrar sua informação na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 4596-9656 ou, pessoalmente, na Prefeitura, localizada na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro.