Aprovados no processo seletivo de gerente de UBS assumem cargo

Gestão Pública - Destaques
Servidores aprovados participam de reunião para preenchimento de vagas
 
Na manhã da última sexta-feira (13), os aprovados no processo seletivo para a função gratificada de gerente de Unidade de Saúde (UBS – Unidade Básica de Saúde), foram convocados para assumirem o novo cargo.  No encontro, foram expostas, em linhas gerais, as atribuições relativas ao trabalho desempenhado por essa categoria administrativa.
 
De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, a função de Gerente é essencial dentro de uma Unidade de Saúde e representa uma valorização profissional dos funcionários do setor. “É muito importante realizar um processo seletivo interno para os servidores da saúde. Eles já estão preparados, conhecem o trabalho e têm a oportunidade de trocar de UBS, podendo aplicar o conhecimento adquirido anteriormente com uma nova equipe. Além disso, é uma forma de valorizar essas pessoas que fazem a diferença,” disse Spinucci.
 
 
Seleção qualificada
 
Em outubro do ano passado, a Prefeitura de Várzea Paulista deu início ao processo seletivo para a função gratificada de gerente de Unidade de Saúde, que engloba a gerencia das 13 Unidades Básicas de Saúde do município, o Centro de Especialidades e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
 
O processo, voltado apenas para servidores efetivos da Secretaria de Saúde, com graduação na área da saúde ou pós-graduação em saúde pública ou gestão em saúde foi composto por: prova de conhecimento específico – objetiva e dissertativa; avaliação do servidor no cargo efetivo e apresentação de um plano de trabalho para o triênio (2015 – 2017). A seleção teve duração total de quatro meses.
 
 
Expectativa
 
Alexandra de Oliveira Giroto, classificada em primeiro lugar para gerência das Unidades Básicas de Saúdes, trabalhou por três anos e dois meses como assistente social na UBS da Vila Real. Ela agora escolheu a UBS do Jardim Buriti para gerenciar. “Espero poder aplicar toda minha experiência neste novo cargo,” explica Alexandra.
 
Segundo Jane Aparecida de Freitas, atual gerente do Centro de Especialidades, esta valorização do servidor a faz sentir-se útil. “Estou na prefeitura há 15 anos, entrei como assistente administrativo e fui estudar, fiz enfermagem e estou na gerência há três anos, é uma satisfação muito grande poder mostrar nosso trabalho, vou continuar no cargo e mostrar que somos capazes de exercer aquilo que gostamos,” disse Jane.
 
De acordo com Amire Carlos da Silva, aprovada para a função de gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o servidor conhece a necessidade de cada setor no dia-a-dia. “Minha expetativa é sempre de melhorar, sabemos o que precisa ser moldado, adaptado e assim vamos dar um passo de cada vez até alcançar nossos objetivos,” explica Amire, que foi técnica de enfermagem por cinco anos e como residente terapêutica por dois anos no CAPS.
 
 
Nova Gerência
 
Os aprovados presentes na reunião de convocação escolheram a UBS desejada de acordo com a ordem de classificação, abaixo a lista da atribuição.
 
1ºAlexandra de Oliveira Giroto – UBS Jardim Buriti
 
2º Tânia Cristina de Lima – UBS Vila Santa Terezinha
 
3º Ana Luiza Bolzan Tracci – UBS Jardim Alessandra
 
4º Edjane Silva Carvalho – UBS Jardim Bertioga
 
5º Esdras Alves Feitosa – UBS Vila São José
 
6º Natália Alves dos Santos – UBS Jardim América III
 
7º Paola Fernanda Buzanelli Mendes – UBS Jardim América IV
 
8º Lilian Pacheco Gonçalves – UBS Vila Marajó
 
9º Karina de Oliveira Dorta Silva – UBS Vila Popular
 
10ª Nora Nei Barreto Sakanaka – UBS Jardim Promeca
 
11ª Maria Helena da Silva Lacerda – UBS Vila Real
 
 
 
1ºJane Aparecida de Freitas – Gerente do Centro de Especialidades
 
1º Amire Carlos da Silva – Gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)