Várzea Paulista recebe fiscalização sobre esgoto irregular

Infraestrutura - Destaques
Prefeitura apoia Sabesp na busca por ligações irregulares
 
Começou na última quarta-feira (11), a busca da Sabesp – com apoio da Prefeitura de Várzea Paulista – por instalações de esgoto ligadas ao sistema de drenagem pluvial, de forma irregular, pela cidade. A ação teve início na Rua dos Brincos da Princesa – Jardim Bertioga. 
 
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, quando há chuvas, as águas acabam rompendo o encanamento, justamente por não suportar esse novo volume e o esgoto gerado pela residência.
 
Segundo o gerente do Setor de Várzea Paulista da Sabesp, Marcos Uyehara, os agentes da empresa utilizaram uma máquina em cima do poço de visita da rua, câmara de onde se ramificam as instalações até as habitações.
 
A técnica consistiu em queimar glicerina, de maneira que a fumaça saísse dessa parte central das ligações de esgoto e as percorresse até as residências. Nos casos em que apareceu apenas nos ralos e outros pontos de vazão das águas pluviais, ficou claro que a rede pluvial foi ligada irregularmente às instalações de esgoto. 
 
As ligações ilegais encontradas resultarão em ações imediatas por parte da Prefeitura, segundo Germano. “Serão notificadas e multadas no ato”.   
Para Uyehara, mais importante do que a multa em si e a arrecadação ao município é a conscientização por parte dos moradores. Muitas vezes, as ligações irregulares acabam por provocar problemas no asfalto ou volta do esgoto às residências. Por essa razão, o gestor orienta os cidadãos a desfazerem essa instalação clandestina, caso a possuam.
 
 
Programação
 
Segundo o gerente, a ação deve ser repetida no próximo dia 25, para finalizar as ruas do Jardim Bertioga. Depois disso, o objetivo é fazer o mesmo processo todas as quartas-feiras, desde que não haja imprevistos. “A ideia é fazer na cidade toda”.