Site do Governo Federal agiliza reclamações do consumidor

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Por meio da plataforma, consumidores podem falar diretamente com as empresas e ter resposta em até 10 dias
 
 
O Procon de Várzea Paulista apresenta aos consumidores da cidade o site do Governo Federal, www.consumidor.gov.br, que é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. 
 
O portal não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento, mas oferece uma alternativa para que os clientes possam se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
 
De acordo com o coordenador do Procon varzino, Alcides Vendemiatti Junior, o serviço institucionaliza as reclamações feitas pela internet. “O site do Consumidor é um ReclameAqui governamental, que tem como objetivo agilizar o atendimento às reclamações dos clientes que consomem pela internet”, informa. 
 
Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro simples, como os de muitos sites e redes sociais, e oficializar a reclamação. “O serviço não substitui o atendimento realizado pelo Procon, mas facilita, já que o consumidor pode oficializar sua reclamação direto da sua casa”, exemplifica Junior. 
 
No site é possível ter acesso a diversas empresas, divididas em 28 segmentos do mercado, como agências de viagens, comercio eletrônico, empresas de pagamento online e operadoras de telecomunicações.