Parceria entre Defesa Civil e Bombeiros Voluntários tem feito a diferença

Governo e Administração - Destaques
Trabalho em equipe visa minimizar desastres
 
A Defesa Civil de Várzea Paulista, em parceria com a Associação Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários – GBCV – tem trabalhado de forma integrada para evitar desastres e promover ações preventivas. Como é previsto por lei, compete ao município estimular a participação de entidades privadas e associações de voluntários, Lei 12.608, de 10 de abril de 2012, artigo 8º, inciso XV.  
 
A principal missão da Defesa Civil é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los e gerenciá-los, com a elaboração de planos de contingência, mobilização da comunidade em risco de desastres e planejamento para atuação contingencial, além da realização de exercícios simulados de preparação para desastres.
 
Segundo o diretor da Defesa Civil, Cristiano Vargas, a parceria com empresas privadas e voluntários é muito importante. “Em grandes desastres, temos a presença efetiva dos bombeiros, uma colaboração que faz toda diferença,” disse Vargas.
 
Recentemente, uma empresa de segmento alimentício instalada na cidade sofreu um incêndio de grande proporção, a equipe da Defesa Civil e os Bombeiros Civis Voluntários fizeram parte do trabalho para conter as chamas. 
 
De acordo com Vargas, a ação perdurou até o dia seguinte e o apoio foi fundamental. “O trabalho com a corporação é essencial, neste caso recente contamos com a colaboração de doze membros da GBCV, que sempre participam ativamente assumindo linhas de incêndio com IPI próprio, o que é muito importante,” explica.