Prefeitura começa a recuperar sistema de drenagem da Marginal do Rio Jundiaí

Infraestrutura - Destaques
Secretaria de Infraestrutura Urbana começa a realizar limpeza no trecho danificado em razão da chuva de 26 de janeiro

Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista começaram, na manhã da última quarta-feira (4), a recuperação da drenagem danificada pela forte chuva de 26 de janeiro, às margens do Rio Jundiaí.  O sistema será totalmente recuperado nos dois lados da Marginal do Rio Jundiaí. Segundo o secretário da pasta, Renato Germano, a limpeza dá início à primeira parte das intervenções, no montante do trecho do Córrego da Rua Sorocaba. “Estamos fazendo a melhoria da drenagem na parte de cima”.

O gestor explicou que, até o próximo sábado (7), a frente de trabalho vai retirar a terra e vegetação em excesso e fechar as duas travessias de aduelas danificadas pela chuva, e assim, aumentar a vazão do Córrego. Dessa forma, o fluxo de água na jusante (outra margem do Rio Jundiaí) será menor – apenas o ladrão funcionará – de maneira que a equipe possa começar a intervenção principal.

Essa segunda etapa terá início na próxima segunda-feira (9), segundo o gestor. Os agentes retirarão os entulhos e limparão a área. Ao todo, serão pelo menos 50 caminhões de terra e sujeira retiradas.

No prosseguimento da obra, serão removidas as aduelas e manilhas de concreto descoladas da tubulação existente (travessias e ladrão), antes da chuva. A base de sustentação da drenagem, também consideravelmente danificada, será refeita e o solo compactado. A partir de então, as duas travessias serão refeitas e reabertas e a parte quebrada do ladrão será devidamente reconstruída.

Por fim, será recuperado o pavimento destruído pela chuva, na secção interditada da Marginal do Rio Jundiaí.
Segundo Germano, se não houver chuvas, todo esse trabalho deve ser finalizado na segunda semana de março.

Segurança aos motoristas

A Secretaria de Infraestrutura Urbana deve começar a operação tapa-buracos na Marginal, na próxima quinta-feira (5), se as condições naturais permitirem.

Limpeza

A pasta também providenciará, em breve, agentes para realizarem a limpeza em trechos considerados perigosos ao fluxo de veículos na Marginal do Rio Jundiaí. Segundo o secretário, a demanda em toda a cidade é grande e, assim que possível, as encostas do Rio Jundiaí que margeiam a via serão devidamente limpas.

Busca de melhorias

Segundo Germano, a Prefeitura busca alternativas junto ao Governo Estadual, para que se viabilize, em breve, a recuperação de toda a via – drenagem, pavimento, limpeza e sinalização, incluindo defensas.