Prefeitura inaugura oficialmente o Facilita

Governo e Administração - Destaques
Nova Central de Atendimento ao Cidadão reúne em um só local diversos serviços de atendimento ao público

Na última quarta-feira (21) foi inaugurado oficialmente o Facilita, a nova Central de Atendimento ao Cidadão de Várzea Paulista. O evento reuniu os funcionários públicos que vão trabalhar no local e seus familiares, representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, OAB, entre outros.

O prefeito Juvenal Rossi ressaltou o quanto o trabalho dos funcionários públicos foi importante para a conclusão do projeto. “Quero agradecer a todos que atendem a população todos os dias. Todos nós somos servidores públicos, trabalhamos para o povo e a inauguração desta obra é o primeiro passo para oferecermos um novo padrão de atendimento em Várzea Paulista”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, o apoio do prefeito foi fundamental. “O Juvenal foi nosso grande apoiador. Ele lutou por este projeto e surgiu dele a vontade de mudar, de oferecer algo a mais aos trabalhadores da Prefeitura e aos cidadãos”, explicou.

Mauro Aparecido, presidente da Câmara Municipal, falou que os anseios da população são por bom atendimento e resolução dos problemas. “Esse espaço será de grande serventia para os moradores de Várzea Paulista. Ter todos os serviços de atendimento ao público em um só lugar é uma grande economia de tempo para o cidadão”.

O prédio também recebeu uma benção ecumênica realizada pelo pastor Jeremias Santana e o padre Cleodon Amaral.

Central de Atendimento ao Cidadão

O Facilita representa uma grande reestruturação nos serviços públicos, que vai beneficiar a população e os funcionários municipais, concentrando, em um só local, todos os serviços que realizam atendimento ao público.

Com dois pisos, que totalizam 3.222,80 m², a nova área de atendimento possibilita a concentração dos serviços que eram oferecidos pelo Mais Fácil como Procon, Secretaria de Finanças, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo e CPD (Centro de Processamento de Dados).

Mais o trabalho da Secretaria de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, da Justiça Gratuita, convênio entre a Defensoria Pública (também presente no prédio) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que também funcionarão no local. O serviço vai possibilitar assistência jurídica a quem, comprovadamente, não tiver condições financeiras de contratar um advogado. A Central de Atendimento ao Cidadão também possui estacionamento no local.

O Facilita – Central de Atendimento ao Cidadão está localizado na Rua João Póvoa, 97 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com distribuição de senhas até às 16h30. O telefone de contato é 4606-8660.

Moradores e servidores públicos aprovam o Facilita

José Belo, varzino há mais de 30 anos, mora no Jardim Alessandra, sempre usou os serviços do antigo Mais Fácil e prestigiou a inauguração do Facilita, junto da esposa e da neta. O munícipe tinha de ir a locais diferentes para quitar alguns débitos necessários.

O Facilita trará mais conveniência, em sua visão, pela concentração de vários serviços públicos. “Tudo o que você quer está aqui próximo”, elogiou. O prédio antigo não fornecia condições de acessibilidade, em sua opinião, uma vez que os munícipes tinham que subir escadas, muitas vezes, e não tinham muito conforto. “Eu acho que estava tudo muito apertado”.

Sivonaldo da Silva, do Jardim América III, elogiou a comodidade do novo espaço. “Ficou bem melhor, bem mais acessível”, opinou. “Eu achei que ficou bem diferente, porque eu já conhecia aqui antes, né, como era antes. E a reforma que foi feita agora ficou bem bacana mesmo”.

Com as maiores imediações, será possível atender melhor a população, na opinião do morador. “O espaço ficou bem maior, né? E conseguiu unir alguns setores que eram diferentes”, explicou. “Agora vai ser tudo em um espaço só. Então eu acho que vai facilitar bastante à vida do pessoal”.

Para o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, que trabalhava no Mais Fácil, houve melhoras significativas no espaço, na mobilidade aos munícipes e até na interação entre os setores públicos presentes. O prédio também fornece mais segurança aos usuários. “Com certeza vai aumentar a sinergia entre as Secretarias. Vai ser muito bom para a Prefeitura, né, para a administração. Vai ser muito bom para os munícipes que buscam neste espaço aqui as soluções dos seus problemas do dia-a-dia”.

O estacionamento também foi destacado pelo gestor, assim como a facilidade de acesso à população. A Secretaria de Obras, por exemplo, ficou bem mais acessível, segundo ele, pela possibilidade de utilizar a rampa, sem subir e descer escadas. “Várzea Paulista começa a prestar um serviço de maior qualidade, a partir do momento em que ela se preocupa com a mobilidade dos munícipes”.

Alcides Júnior, coordenador do PROCON de Várzea Paulista, que também funcionava no Mais Fácil, o Facilita melhorará a qualidade dos serviços prestados e permitirá melhores condições de trabalho ao funcionário.

A acessibilidade e as condições de atendimento serão incrementadas consideravelmente, em sua avaliação. “Várzea Paulista está de parabéns, está ganhando um espaço magnífico”, elogiou.

O novo espaço dará ainda mais motivação para os consumidores fazerem valer seus direitos. “Vai estimular as pessoas, né? Porque não tem escada, tem um acesso melhor, estacionamento na frente, para parada”.