Secretaria de Desenvolvimento Social faz balanço das ações de 2014

Desenvolvimento Social - Destaques
Programas sociais atendem mais de 20 mil cidadãos varzinos

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, tem executado diversos programas sociais para os munícipes. Em 2014, o CRAS (Cento de Referência de Assistência Social) o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o CREM (Centro de Referência da Mulher), atenderam mais de 20.884 pessoas no PAIF (Programa de Proteção e Atendimento Integral a Família).

Programas Sociais

Os Centros de Referência nas regiões do centro, norte e oeste, oferecem diversos programas como bolsa família (3.530 famílias assistidas em 2014), transferência de renda do governo Estadual para atendimento a idosos e jovens adolescentes, além dos programas municipais de auxílio funeral, segurança alimentar, auxílio aluguel, atendimento especializado para família e indivíduos, proteção social (medidas socioeducativas e prestação de serviços à comunidade), atendimento especializado a pessoas em situação de rua, proteção social especial para pessoas idosas e deficientes.

Para o Prefeito Juvenal Rossi, a secretaria de Desenvolvimento Social é muito importante, principalmente por estar ligada com a saúde e educação, procurando dar suporte para quem precisa. “O serviço social procura ser presente nos casos de vulnerabilidade social, atender as necessidades dos assistidos e dar condições, para que elas possam deixar a dependência do poder público, sendo assim, a pasta desenvolve diversas ações e oferece cursos profissionalizantes para que haja essa capacitação.” explica Juvenal.

Metas para 2015

Segundo o secretário da pasta, Jeremias Santana, muitos projetos serão criados e implantados. “Na ampliação do PAIF daremos um foco para a pessoa idosa, com a criação do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, ampliação do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, serviço de acolhimento para criança, adolescentes e jovens,” explica Jeremias.

Além disso, serão desenvolvidas ações em curto prazo, como a implantação do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado), eleição do Conselho Tutelar 2015, implantação da Horta Solidária, realizações de conferências, dentre elas a de assistência social, conferência sem drogas, 2º fórum de políticas públicas sem drogas, implantação do COMAD (Conselho Municipal de Ações sobre Drogas) e ampliar a participação social através dos instrumentos de controle social (Conselhos Municipais).

Avanço nos Indicadores Sociais

De acordo com o secretário, a cidade avançou na procura e na participação dos cidadãos. “Notamos o aumento da procura pelos equipamentos da secretaria por demanda espontânea, e por isso pretendemos fortalecer as ações em rede (Assistência Social + Saúde + Educação), pois muitos casos são complexos e exigem atenção nesse sentido,” explica Jeremias.

Observou-se também o aumento na participação do cidadão idoso, nas atividades do Conselho, inclusive com a realização da Conferência Municipal da Pessoa Idosa em 2014.

Foi registrado o aumento na ordem de 7.5% de famílias inscritas no Cadastro Único, ou seja, de 6.823 para 7.019 famílias, aumentando assim a participação da população nos diversos programas e projetos da secretaria. Vale lembrar que desses 7.019, somente 3.225 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.