Defesa Civil debate Operação Verão 2015

Governo e Administração - Destaques
Representantes das cidades de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreuva, Itupeva, Jundiaí e Jarinu discutem plano de trabalho para período de chuvas
 
 
Na última sexta-feira (9), foi realizada na Câmara Municipal uma reunião de trabalho do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) sobre a Operação Verão 2014/15, com representantes da Defesa Civil das cidades de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreuva, Itupeva, Jundiaí e Jarinu. 
 
O encontro foi aberto pelo diretor da Defesa Civil varzina, Cristiano Vargas, que ressaltou a importância da organização, para a realização efetiva dos trabalhos. “Nosso foco é o cidadão, independente da cidade. Nosso objetivo é dar uma resposta eficiente para a população”, diz.
 
Vargas também falou sobre a criação de Câmaras Temáticas. “Nosso intuito é realizar trabalhos conjuntos, e esta reunião é um passo importante para a nossa cidade e a região”, informa. 
 
O prefeito Juvenal Rossi também participou do evento e destacou a relevância dos serviços realizados pela Defesa Civil. “O trabalho da Defesa Civil não se limita ao período de chuvas, mas em 100% do ano”, fala. “Não devemos trabalhar apenas com contenção, mas com a prevenção. Por isso, o planejamento é tão importante”, afirma. 
 
Para Sidney Furtado, coordenador Regional de Defesa Civil – REDEC I-5, a reunião é positiva, já que as Defesas Civis devem estar preparadas, para que assim, as situações sejam menos traumáticas. “Para que a Operação Verão seja mais tranquila, devemos seguir o que determina a lei. Hoje nosso enfoque é discutir o que dá certo em cada cidade e analisar se é possível que essa ação aconteça na região”, explica. 

 
Próximo passo
 
O grupo definiu que será feito um diagnostico dos municípios que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) e no dia 6 de fevereiro, uma nova reunião acontecerá em Jundiaí, em local a ser definido, na qual serão tratados dos próximos passos para a viabilização, junto aos prefeitos, para a criação da Câmara Temática.