Setor farmacêutico do Hospital Municipal é informatizado

Saúde - Cotidiano
Farmácia Satélite e Farmácia Central contam com controle de estoque informatizado e sistema de códigos de barra

O Hospital Municipal Dr. Alcípio da Silva Oliveira Júnior conta com um setor farmacêutico totalmente informatizado, proporcionando mais agilidade na distribuição dos medicamentos e melhora no controle de estoque.

O serviço começou a funcionar no final de 2014 e envolve a Farmácia Satélite, que é responsável pelo atendimento à enfermagem de medicamentos e materiais no Pronto-Atendimento do Hospital e a Farmácia Central, que faz o atendimento dos usuários internados, utilizando a referência clínica de avaliação das prescrições médicas dos pacientes.

O prefeito Juvenal Rossi destaca que a mudança é significativa para os pacientes que utilizam os serviços do Hospital Municipal. “Nosso objetivo é facilitar e organizar a distribuição de medicamentos.

Precisamos cuidar da nossa população, e isso inclui o acompanhamento de cada paciente em relação ao atendimento médico e a dispensação adequada do medicamento prescrito”, diz o prefeito.

Outra mudança envolve o gerenciamento do estoque, que passou a trabalhar através do sistema de consignação pelo ICV (Instituto Ciências da Vida) – Organização Social responsável pela administração do Hospital Municipal.

Com isso, a Prefeitura só paga pelo medicamento utilizado pelo paciente, o que evita possíveis vencimentos de produtos armazenados, gerando economia ao município, afirma o diretor operações do ICV, Dr. João Rocha.

Maior controle

De acordo com o diretor técnico das farmácias do hospital pelo ICV/Futura, Fábio Alves, com a informatização, o Hospital Municipal passa a focar no sistema de farmacovigilância, prática recomendada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “O sistema consiste, resumidamente, no rastreamento do medicamento por código de barras e acompanhamento do histórico do paciente, possibilitando ainda o controle efetivo das saídas dos materiais e medicamentos”, explica.

Para o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, o sistema além de melhor atender a população, também evita a possibilidade de erros de medicação, já que agora passa por uma dupla conferencia da farmácia e enfermagem antes das medicações, entre outras melhorias, afirma.

Prontuário eletrônico

Com o prontuário eletrônico, outra novidade implantada, é possível que o médico, na tela do seu computador acompanhe todas as vindas do pacientes ao Hospital, as patologias apresentadas, medicamentos administrados, entre outros.

“Isso propicia ao médico o acompanhamento da evolução do paciente ou mesmo administrar medicações mais eficazes em caso de permanência de alguma doença”, diz o diretor operações do ICV.

Todos os medicamentos e materiais prescritos pelos médicos são enviados via sistema para a farmácia e são separados com maior agilidade para o atendimento do paciente. “Os medicamentos e materiais são associados paciente a paciente para acompanhar o uso e evitar o desperdício de medicamentos e materiais”, fala a administradora do Hospital pelo ICV Larissa Vieira.