Várzea Paulista avança 358 posições no Programa Município VerdeAzul

Meio Ambiente - Destaques
Cidade passou da posição 644º para 286º. Indo de -1 em 2011 para 53,26 pontos em 2014

Várzea Paulista voltou a participar oficialmente do Programa Município Verde Azul do Governo do Estado no ano de 2014, após ter ficado fora nos anos de 2012 e 2013.

Neste ano a cidade conquistou a posição 286 º, o que representa um salto de 358 posições em relação a sua última participação no programa em 2011.

Apesar de não ter participado nos anos de 2012 e 2013 a cidade já havia registrado no ano passado um aumento em sua pontuação indo de 1,4 pontos em 2012 para 13,3 pontos em 2013.

O prefeito Juvenal Rossi ressaltou a importância da conquista e sinaliza avanços ainda maiores daqui para frente. “Vamos seguir priorizando a infraestrutura da cidade, já vimos que este tipo de esforço traz resultados importantes para o município”.

Evolução da pontuação no ranking VerdeAzul

O Programa

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.

A partir dessa avaliação, são disponibilizados à secretaria do Meio Ambiente, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental).

A participação do Município no programa é um pré-requisito para a liberação de recursos do FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Ações do Município

A secretaria do Meio Ambiente foi criada em dezembro de 2013, sendo assumida pelo ambientalista João José de Lima, que tem desenvolvido diversas ações ambientais.

Em 2014, foi lançada a campanha Carona Solidária, nos meios de comunicação da Prefeitura e comércios da cidade que visa estimular as caronas para diminuir a emissão de gás carbônico (CO²), altamente poluente.

Outra ação foi a mobilização para o Dia Mundial Sem Carro, uma forma de chamar a atenção para que as pessoas comecem a mudar seus hábitos e utilizem outros meios de locomoção neste dia.

Além disso, a secretaria desenvolveu uma série de ações ornamentais no município. Com várias doações recebidas, chama a atenção o plantio de palmeiras e árvores nativas em avenidas e espaços públicos. O Projeto Cinturão Verde, realizou a plantio de diversas espécies de palmeiras ao longo da Avenida Fernão Dias Paes Leme.