Peça teatral “Antes e Depois da Ceia” emociona o público

Esporte e Lazer - Destaques
Encenação fez as pessoas refletirem sobre o real significado do Natal: celebrar o nascimento de Jesus Cristo
 
Quando se pensa em Natal, quais lembranças vêm à mente? Presentes, papai Noel, ceia, festa? A peça teatral “Antes e Depois da Ceia”, apresentou ao público varzino que o Natal é mais que isso, que a data serve para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, muitas vezes deixado de lado pelo consumismo. 
 
As apresentações aconteceram na sexta-feira e no sábado (19 e 20), no Espaço Cidadania e contou com a presença de muitas pessoas.
 
De acordo com o secretário adjunto de Cultura, José Moreira, o objetivo da peça é mostrar que o Natal é uma época de união e reflexão, mas que com o passar dos anos foi banalizado.
 
“Na vida dependemos uns dos outros, então esse é o momento de se redimir e cicatrizar as feridas”, ressalta. 
 
A peça, já apresentada no ano passado, é escrita e dirigida pelo ator e diretor José Moreira Motta, que trouxe uma nova roupagem para o cenário e o figurino do espetáculo.
 
 Segundo o diretor, a peça traz uma mensagem de reflexão sobre o Natal, sobre o consumismo e a discriminação. “As pessoas estão muito voltadas para si mesmas e se esquecem de olhar ao redor” explica Motta. “Desejamos que a magia do Natal se perpetue antes e depois da ceia. Utopia? Não, esperança!”, filosofa. 
 
Público se emociona
 
Doraci Gentili assistiu a peça pela segunda vez. “Me emocionei do começo ao fim. Com certeza esse espetáculo já faz parte do meu Natal”, diz. Seu marido, Pedro Donizete também gostou da apresentação. “Muito boa, faz a gente pensar”, conta o morador do Jardim Cidade Nova 2. 
 
A aposentada Hermina Aparecida Leal, do Jardim Promeca, se esforçou para poder ir à apresentação. “Mesmo com muletas eu vim. Só chorei, é tudo muito lindo. Os anjos, Maria, José, as pessoas precisam se apegar mais a Deus”, fala.
 
Wellington Moreno, levou o sobrinho Murilo, de 4 anos, para assistir o espetáculo. “É importante que ele conheça desde pequeno a verdadeira história do Natal e não pense que tudo se resume a presentes e papai Noel”, afirma. 
 
Avenida Idas e Vindas
 
Um bebê rejeitado pelo pai e negligenciado pela mãe cresce sem carinho e amor. Batizado com o nome de Ruim, o pequeno segue por orfanatos e depois, a rua. Seu caminho é a marginalidade e a falta de esperança. 
 
Em plena véspera de Natal, Ruim atira em um homem e começa a ser procurado pela polícia. Em meio a fugas e confusões, o jovem se depara com uma mulher bondosa, que acredita no poder do amor e que explica a ele o real significado do Natal: celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar a humanidade dos pecados.
 
Ruim não acredita nas palavras da mulher e desafia Jesus a se apresentar a ele, a provar que o amor existe.
 
E assim acontece, Jesus se faz presente e conta ao jovem sua vida, cheia de pobreza, traições e dor, mas que teve como objetivo salvar a humanidade e mostrar ao povo o amor de Deus. 
 
O jovem se comove com a trajetória de Cristo e pela primeira vez se sente realmente amado, pedindo perdão pelos pecados cometidos. Durante a perseguição com a polícia, Ruim é baleado e morre, mas segue em paz por ter conhecido o verdadeiro sentido do Natal: o amor de Cristo pela humanidade.
 
O elenco conta com aproximadamente 40 atores, dentre eles, membros da Companhia Arteenager e atores convidados. Além da participação do Coral Municipal, da Orquestra Sinfônica Jovem e da Companhia de Reis Luz Divina.