Começa a instalação do booster do projeto Vida Cristalina

Infraestrutura - Destaques
Equipamento permitirá que água vença a gravidade, para contemplar residências das áreas mais altas, no programa de abastecimento de água

A Sabesp começou, no início do mês, a instalar um booster, na Chácara Clube Castanheiras, próxima da região do Jardim Gauchinha. Os funcionários da empresa realizam a intervenção.

O equipamento fará com que a água vença a gravidade e abasteça as casas das zonas mais altas, dentro do programa de abastecimento Vida Cristalina, parceria da empresa com a Prefeitura de Várzea Paulista.

O andamento da implantação principal da rede de água potável chegou a 70% do total no começo de dezembro. De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a requisição poderá ser feita após 18 de dezembro, quando já estarão feitos os testes na água e na tubulação, por parte da empresa. Inicialmente, serão contemplados os moradores dos bairros Jardim das Rosas e das Chácaras Azaléias, Clube Castanheiras e Araçary.

Segundo o gestor, os munícipes precisam enviar a documentação necessária à empresa e pagar a taxa padronizada. A partir daí, recebem o recipiente protetor do hidrômetro. “A Sabesp vai dar a caixinha padrão”, explica. As famílias precisam então fazer a ligação entre a rede principal e suas residências.

Depois disso, a empresa confere se a instalação foi feita de forma adequada e, no prazo máximo de sete dias, viabiliza a instalação do hidrômetro, para que se inicie o abastecimento de água potável.

Segundo o gestor, a tendência é de que as vias Estrada das Rosas (Jardim das Rosas) e Magnólia (Chácara Araçary) já tenham água potável nas residências em breve.

Intervenção histórica

Muito em breve, a Sabesp viabilizará também a instalação do booster, equipamento necessário para vencer a gravidade e abastecer as residências dos moradores das áreas mais altas. Com o cumprimento de mais essa etapa, a empresa disponibilizará uma central, para agilizar a água potável encanada a quem solicitá-la.

Os trabalhos se iniciaram pela Avenida Victório Spinucci – Jardim Promeca, em 26 de junho. 306 residências passarão a receber água potável, até o fim do ano, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary. Serão 11,7 quilômetros de rede de água.

Qualidade de vida e economia

De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, a iniciativa vai gerar economia de recursos municipais e viabilizar o abastecimento ideal de todas as residências dos bairros. “Várzea Paulista está ampliando a rede de abastecimento e queremos atingir 100% da cidade”.

Desde 2004, um caminhão-pipa é custeado pelo poder público, para levar aproximadamente 200 mil litros mensais de água à região. O gasto mensal fixo é de aproximadamente R$ 22 mil, pagos à Sabesp, além dos custos com mão-de-obra e equipamentos. “Conseguindo abastecer essas 306 casas, esse caminhão-pipa poderá abastecer outros bairros que precisam”, explica o prefeito.

O custo total da obra será de R$ 360 mil, divididos igualmente entre a Prefeitura e a empresa: a Secretaria de Infraestrutura fornece a mão-de-obra e a Sabesp custeará os materiais utilizados.

Segundo o secretário Renato Germano, os moradores só terão o custo do hidrômetro e da ligação. Como utilizam o poço comum, não é obrigatório que consumam a água encanada, pela qual pagarão as taxas normais cobradas pela Sabesp. Uma alternativa dada por Germano é dividir o consumo entre a água dos poços e a que vai chegar às residências.