Várzea Paulista serve de exemplo com decoração sustentável

Meio Ambiente - Destaques
Segunda edição do Natal Iluminado Sustentável utiliza garrafas pet e muita criatividade
 
 
Pensando na preservação do meio ambiente, Várzea Paulista iniciou, no natal de 2013, as decorações de Natal com garrafas pet, mais de 30 mil foram utilizadas, criando o projeto que ganhou nome de Natal Iluminado Sustentável.
 
Este ano, a decoração contou com o dobro de material reciclado, mais de 70 mil garrafas para a produção dos enfeites. O reaproveitamento de garrafas pet em prol de um meio ambiente mais sustentável é um dos objetivos do município, um compromisso com a natureza. 
 
 
Importância da reciclagem de garrafas pet
 
A garrafa pet é utilizada principalmente pelas indústrias de refrigerantes e sucos, geralmente são descartados pela sociedade após o consumo de maneira inadequada, sendo que leva de 200 anos a 400 anos para deteriorar, prejudicando assim o meio ambiente, entupindo bueiros, provocando alagamentos, prejudicando a navegação marítima e a fauna aquática.
 
No Brasil, das 9 milhões de unidades de garrafas  pet produzidas, 47 % delas é reciclada. Além disso, outro ponto muito importante é a consciência que a sociedade precisa ter referente a este problema.
 
Este trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade também visa mostrar para a população, de forma consciente e em prol de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que após o consumo de garrafas pet, o material pode ser destinado a alguma serventia, como a produção de enfeites natalinos, a fim de reduzir o impacto ambiental que ele poderia ter se jogado nas ruas.
 
 
Decoração diferenciada
 
Além das novidades que foram produzidas para este natal, alguns enfeites do ano passado foram reutilizados. A cidade ganhou guirlandas, arabescos, bonecos de neve, árvores maiores, renas, trenós, casa de Papai Noel, iluminação e muito mais.
 
A extensão do Corredor iluminado é de 2,5Km, iniciando desde a portaria da Prefeitura com o trenó e as renas, seguindo até a Vila Cristo, além de outros diferentes  pontos da cidade.
 
De acordo com a primeira-dama e Presidente do Fundo Social, Ângela Rossi, em 2015, a intenção é expandir a decoração por toda a cidade. “Queremos decorar os bairros e quem sabe até montar um presépio na próxima decoração para alinhar a espiritualidade com este projeto, o objetivo é melhorar e acrescentar a cada ano”, explica Ângela.