Prefeitura de Várzea Paulista conclui capacitação de educadores infantis

Educação - Destaques
41 servidores recebem diploma do curso “Acolher, Cuidar e Educar: Uma Reflexão sobre as Práticas Voltadas às Crianças de 0 a 3 anos”

A EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) concluiu, na última segunda-feira (15), o curso “Acolher, Cuidar e Educar: Uma Reflexão sobre as Práticas Voltadas às Crianças de 0 a 3 anos”. Os 41 formandos puderam avaliar o curso, ter palavras de incentivo e receber o diploma, como formalização da conclusão dos encontros.

Juliana Siqueira, educadora infantil por oito anos em Várzea Paulista, foi uma das instrutoras do curso e revelou já ter participado de capacitações realizadas entre os profissionais da Educação Infantil.

Servidora do município há nove anos, destacou, na formatura, que pode agregar mais conhecimentos para compartilhar com os alunos, durante os encontros. “Foi muito enriquecedor para mim”.

De acordo com uma das coordenadoras da capacitação, a pedagoga Ana Letícia Rocha, a conclusão de mais uma capacitação é gratificante para a EGDS. “Fico feliz por vocês terem aproveitado o momento” – comemorou – “a gente vê que conseguiu fazer com que o projeto acontecesse”.

A profissional conta com a adesão dos educadores em novas oportunidades de aprendizado. “A gente conta com a participação de vocês sempre que possível”. A coordenadora de Educação Infantil, Nilsa Vitorino, parabenizou os formandos e destacou sua força de vontade, em razão dos encontros terem ocorrido fora do expediente. “Quero agradecer a disponibilidade de vocês” – reconheceu – “vocês só tiveram a ganhar e as crianças muito mais”.

Trabalho reconhecido

Educadora social de Várzea Paulista desde agosto, Luciana Campelo gostou de ter participado da capacitação. A servidora afirmou que passou a ter uma noção melhor das situações a serem enfrentadas no cotidiano profissional. “Foi bem útil”.

Valorização profissional

De acordo com Ana Letícia, o término das atividades também representa uma oportunidade de valorização profissional. Os educadores poderão pleitear um acréscimo no salário em breve, de acordo com o Estatuto dos Servidores. “Eles podem usar esse certificado para terem progressão na carreira”.

Qualificação dos serviços

O curso teve trinta encontros presenciais, com duração de três horas cada. Os participantes também desenvolveram 30 horas de atividades complementares. Duas turmas, de manhã e à tarde, se formaram com a carga horária total de 120 horas cada. 13 instrutores participaram dos trabalhos, das Secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Gestão Pública; Saúde e Desenvolvimento Social, além de profissionais convidados.