Várzea Paulista é contemplada com pluviômetros automáticos

Notícias
Cidade passa a ser monitorada em tempo real para evitar deslizamentos de terra no período de chuvas
 
 
O Centro Nacional de Monitoramento de Acidentes e Alertas de Desastres Naturais (CENADEN) cedeu dois pluviômetros automáticos para Várzea Paulista, na última quinta-feira (11).
 
A instalação foi acompanhada pelo diretor Cristiano Vargas, representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, representada pelo cabo da Polícia Militar Laércio Gomes da Silva e pelos Sargentos De Paula e Magalhães, representantes Oficiais do Exército Brasileiro.
 
Os pluviômetros foram instalados em dois pontos da cidade, um na CEMEB Professora Juvelita Pereira da Silva, e outro na sede da Defesa Civil, dentro do complexo da Prefeitura.
 
 
O equipamento
 
O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos e sólidos, como chuva ou granizo. Como o equipamento mede a quantidade de chuva que precipita, é essencial para estudos meteorológicos e hidrológicos em conjunto com o sensor de temperatura.
 
Monitoramento on-line
 
Segundo Laércio, os estudos do Instituto Geológico (IG) apontam que o solo de Várzea Paulista tem um índice de tolerância de 80 mm de chuva.
 
Sendo assim, estando conectado ao sistema digital, esse índice é acompanhado em tempo real, evitando possíveis desastres ecológicos.
 
“Se a chuva exceder o limite de 80 mm, o terreno começa ceder e pode haver riscos de deslizamentos de terra,” explica Laércio.
 
Com o monitoramento on-line, a Defesa Civil do município será alertada assim que esse limite correr o risco de ser superado.
 
“Com o pluviômetro, a Defesa Civil tem tempo hábil para efetuar as devidas vistorias e até providenciar a retirada de moradores em risco,” finaliza o policial.