Após conclusão, nova creche no Jardim Itália atenderá mais de 300 crianças

Educação - Destaques
A Prefeitura aguarda liberação de verbas federais para prosseguir com as obras

As obras da creche Proinfância, no Jardim Itália aguardam liberação de verbas federais para prosseguir. O novo prédio deverá atender 300 crianças e terá uma estrutura com 1688,43 metros quadrados de área construída.

Contará com secretaria, diretoria, almoxarifado, laboratório de informática, sala de leitura multiuso, pátio coberto, refeitório, lavanderia, rouparia, deposito, dispensa, cozinha, palco para apresentações, playground, 4 conjuntos sanitários, 2 conjuntos sanitários PNE, 2 salas de pré-escola, 2 salas de creche (com sala de repouso), 2 salas de creche (sala de repouso e sanitário), 2 salas de creche (com sala de repouso e fraldário) e 2 conjuntos de vestiários.

A Prefeitura precisou repor recursos desviados no passado. Para iniciar as obras foi feita a reposição de R$ 580 mil, uma contrapartida maior do que a prevista inicialmente. A continuidade das obras agora, depende de liberação de verba do Governo Federal. O dinheiro do convênio estava parado devido à lei eleitoral que proibi o envio de verbas durante os meses que antecedem o processo eleitoral.

O convênio foi firmado em 2012, porém, o terreno disponibilizado não era condizente com o projeto, o que atrasou o início da obra. Segundo o secretário adjunto de convênios Felipe Villela o projeto precisou ser alterado para adequar as normas e as condições do terreno. “Outro projeto precisou ser feito porque as medidas do terreno não condiziam com as do projeto inicial”.

Após a adequação do projeto, a administração deparou-se com outro problema. A inflação no período fez que o orçamento inicial tivesse um aumento significativo, que precisou ser reposto pela Prefeitura.

Além disso, o dinheiro liberado em 2012 para o início da obra teve desvio de finalidade (260 mil reais), o que dificultou o andamento e resultou no atraso. Vencidas todas as dificuldades iniciais a população celebra a realização de 36,04% das obras que devem ser retomadas no início do próximo ano.