Atendimento do Hospital Municipal conta com sistema informatizado

Saúde - Cotidiano
Sistema integra todos os setores do hospital, agilizando atendimento e fornecendo informações sobre o serviço prestado

O Hospital Municipal Dr. Alcípio da Silva Oliveira Júnior (Hospital da Cidade) está sendo totalmente informatizado. O intuito é agilizar o atendimento e obter dados sobre o serviço realizado pela unidade médica. O Sistema de Gestão Integrada de Saúde, Win Saúde, está sendo implantado pela empresa Proges, que iniciou os trabalhos em outubro.

“O intuito é que em mais 45 dias todo o sistema já esteja implantado e os funcionários treinados”, relata o gerente Administrativo do hospital, Diego Venâncio de Aquino.

Para a população, a informatização do hospital vai representar um atendimento mais rápido, humanizado e com controle das informações. De acordo com o diretor da Proges e responsável pela implantação do sistema, Caio Augusto Garcia, os pacientes terão prontuários eletrônicos, que armazenam o histórico de atendimento. “Todos os dados poderão ser acessados com mais facilidade, desde a última consulta até os medicamentos receitados”, explica.

Além disso, o Win Saúde, também vai gerenciar a entrada e saída dos pacientes, que a partir de então serão chamados aos consultórios por meio de telas implantadas na recepção. As receitas médicas e atestados também serão informatizados. “Os médicos vão digitar as informações e entregar a receita impressa ao paciente. Isso vai facilitar o trabalho dos farmacêuticos em relação aos medicamentos e evitar a rasura de atestados”, esclarece Diego Aquino.

Agilidade

Outra novidade que o sistema vai oferecer é a rapidez na dispensação de medicamentos. Enquanto o médico faz a receita do paciente, ele já envia as informações para a farmácia do hospital.

Os medicamentos são separados e, quando o paciente chegar à enfermaria, todos os remédios já estarão prontos para serem administrados. “Com os procedimentos sendo realizados de maneira coordenada, o atendimento aos pacientes têm sua qualidade elevada”, informa o gerente administrativo.

Centro de Processamento de Dados

Para dar suporte a toda essa informatização, foi montado um Centro de Processamento de Dados dentro do Hospital. “Temos servidores e um gerador que consegue fornecer energia por até três horas”, diz Caio Augusto. “O intuito do sistema é que todas as informações do hospital sejam informatizadas, zerando o uso do papel”, afirma o diretor da Proges.

Projetos

Por meio do gerenciamento das informações captadas pelo sistema é possível obter relatórios sobre a quantidade de consultas, internações, medicamentos, exames, tempo de espera, entre outros. “Tendo acesso a todas essas informações, queremos buscar projetos que possam ser implantados no hospital, em parceria dos os governos Federal e Estadual”, fala Diego Aquino. “Ao buscar essas parcerias podemos conseguir verbas de outras instâncias e assim, a verba municipal ser investida em outros projetos” – relata  – “queremos melhorar o atendimento ao paciente e buscar cada vez mais melhorias para o Hospital Dr. Alcípio”.