Melhorias no Transporte Público Municipal são debatidas em Audiência

Infraestrutura - Destaques
População pode conhecer os funcionamento do serviço de transporte coletivo na cidade e dar sua opinião

Foi realizada no dia 4 de dezembro, na Câmara Municipal, a Audiência Pública sobre o Transporte Público Municipal de Várzea Paulista.

O objetivo, que reuniu mais de 150 pessoas, foi apresentar à população e aos vereadores o projeto de licitação do Transporte Público Municipal, a Lei do Bilhete Único Municipal e ouvir sugestões dos moradores sobre o transporte coletivo na cidade.

Segundo a secretaria interina de Trânsito, Simone Bifani, o encontro foi muito proveitoso. “Muitas pessoas não tinham conhecimento sobre como funciona a concessão do transporte coletivo”, diz.

De acordo com ela, muitos ficaram surpresos ao saber que o contrato tem duração de 30 anos. “A população nunca tinha recebido explicações nestes 20 anos que se passaram, desde a contratação da empresa.

Pudemos ouvir sugestões dos usuários e criticas que serão utilizadas para proporcionar um transporte coletivo de qualidade em breve”, relata. O projeto de lei do Transporte Público Municipal de Várzea Paulista foi encaminhado para votação na Câmara e deve ser votado, assim que os vereadores voltarem do recesso, em janeiro de 2015.

Lei do Transporte Público Municipal

A Lei do Transporte Público Municipal tem algumas alterações, em relação à lei vigente. Entre as principais mudanças que trarão benefícios para a população, estão:

A empresa concessionária estará sujeita a penalidades se descumprir as cláusulas do contrato, como atrasos, mudanças no itinerário, veículos de baixa qualidade, entre outros.

A lei propõe um transporte coletivo mais amplo, no qual os usuários poderão transitar dentro do município com um único bilhete. “A integração será realizada através do pagamento de uma tarifa, já que os estudos realizados vetaram a construção de terminais rodoviários na cidade”, explica David Alexandre.

Redução do período de concessão da empresa de transporte público de 30 para 10 anos e redução da idade média dos veículos em circulação no município.