Guarda Ambiental está preparada para realizar a retirada de colmeias

Meio Ambiente - Destaques
Guardas municipais participaram de curso de apicultura e contam com novos materiais de manuseio, como macacão com máscara e fumegador

A Guarda Municipal Ambiental de Várzea Paulista começou a utilizar na última sexta-feira (5), os novos materiais para manuseio de abelhas e enxames, um macacão com tela de proteção para o rosto, e um fumegador.

De acordo com o GM Pedroso, no mês de novembro, a Guarda Ambiental atendeu mais de 15 solicitações para retiradas e enxames. “Esta época do ano é mais propicia ao aparecimento de abelhas e marimbondos”, relata.

Os casos de retirada solicitados à Guarda Municipal Ambiental são avaliados pelos guardas, que analisam o local e a situação de risco que envolve a remoção da colmeia. “Verificamos se há muitas casas ou moradores por perto. O intuito é realizar a retirada com o máximo de segurança”, explica Pedroso.

O GM Nogueira ressalta que os moradores não devem tentar retirar os insetos por conta própria. “Participamos de um curso de apicultura e estamos preparados para realizar o procedimento”, informa.

Segundo o GM Nespoli, que também faz parte da equipe da Guarda Municipal Ambiental, as colmeias e enxames são encaminhados para um local apropriado. “Utilizamos uma caixa isca para fazer a retirada dos insetos e depois eles são levados para uma área de vegetação nativa”, explica.

Para mais informações, a Guarda Municipal Ambiental funciona 24 horas por dia e pode ser contatada pelos telefones 0800 777 008 11 ou 153.