Alunos do EJA realizam Mostra Pedagógica

Educação - Destaques
Exposição de trabalhos e apresentações culturais marcaram o evento
No dia 5 de dezembro de 2014 os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) realizaram uma Mostra de Trabalhos Pedagógicos. O evento contou com diversas apresentações e a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e professores durante o semestre.

A abertura ficou por conta das alunas do curso de dança do ventre da Secretaria Adjunta de Cultura que animaram o público. Declamação de poemas pelo ator e agente cultural José Moreira Motta e apresentação do coral masculino da cidade também fizeram parte das apresentações.

Os trabalhos expostos traziam temas de interesse dos alunos como Artes, questões étnico-raciais, sociais, culturais, geográficas e jogos matemáticos, foram alguns dos temas escolhidos. A CEMEB Pref. João Aprillanti escolheu como tema as regiões brasileiras e trouxe para exposição um pouquinho das cinco regiões com informações sobre a cultura, a história, a economia e a culinária, trazendo para degustação alguns pratos típicos.

A Diretora de Projetos Educacionais Especiais, Lidiane dos Santos Olivio, comenta que a Mostra é um momento importante de confraternização entre os alunos e de valorização dos trabalhos. “É uma forma de incentivar nossos alunos a continuarem seus estudos, melhorar a autoestima e ampliar sua visão de mundo”.

Ela também ressalta que é um momento de integração entre professores, gestores e estudantes e que os temas escolhidos para serem estudados contribuem para a valorização das identidades e da diversidade cultural presentes em nosso município, que acolhe migrantes de todo país.

A  EJA

A Secretaria de Educação de Várzea Paulista oferece aulas para jovens, adultos e idosos através de dois programas: o Brasil Alfabetizado, uma parceria entre o município e o MEC/FNDE e a EJA 1 e 2, mantidas pelo munícipio, que oferecem Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano).

As aulas são oferecidas em seis escolas, localizadas em várias regiões da cidade: CEMEB Pref. João Aprillanti (Vila Santa Terezinha – Eja 1 e 2), CEMEB Profa. Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi(Parque Guarani – Eja 1), CEMEB Profa. Edite Schneider (Cruz Alta – Eja 1), CEMEB Profa. Juvelita Pereira da Silva (Vila Real – Eja 1) e CEMEB São Miguel Arcanjo (Jardim América IV – Eja 1).

A cidade atualmente possui cerca de 250 alunos atendidos pela EJA. Segundo a diretora, o perfil dos alunos e o motivo que os leva a voltar estudar são variados: “São pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa porque precisaram trabalhar, ou que vieram de outras cidades e estados onde o acesso às escolas é mais difícil”. Para a diretora, a recolocação no mercado de trabalho é um dos principais motivos para jovens e adultos voltarem às salas de aula.

Pensando justamente nos alunos que buscam essa recolocação no mercado de trabalho, as escolas de EJA têm uma parceria com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador): “Os professores auxiliam os alunos na construção de seus currículos, que são encaminhados ao PAT”, conta Lidiane.

Aulas de informática

A cidade é a única na região a oferecer aulas de informática para a EJA, que tiveram início no ano de 2013 e é mais um recurso para auxiliar a aprendizagem. Segundo Lidiane, a proposta é proporcionar mais autonomia aos alunos. “Hoje vivemos em uma sociedade informatizada, sendo assim, proporcionar aulas de informática à nossos alunos é garantir a inclusão digital e o respeito a cidadania de nossos estudantes”.

A ferramenta, que faz parte das aulas de todas as escolas que oferecem  EJA, vem inclusive ajudando na alfabetização. Lidiane conta que esse é mais um incentivo para que continuem seus estudos. “Acreditamos ser um estímulo para nossos alunos”, conclui a diretora.

Parcerias e eventos culturais

Várias parcerias foram construídas entre a  EJA e outros segmentos da administração municipal durante os anos de 2013 e 2014, entre elas a parceria com o Centro de Referência da Mulher, onde as técnicas do CREM visitaram todas as escolas que possuem Eja e Brasil Alfabetizado, realizando rodas de conversas,  debates e dinâmicas de grupo, possibilitando reflexões sobre a violência contra a mulher, o preconceito e a (des)construção de estereótipos em nossa sociedade.

A intervenção também foi importante para divulgar o CREM como ferramenta à disposição das mulheres que sofrem qualquer tipo de violência doméstica em nosso município.

Palestras também fizeram parte das atividades: “Saúde, um bem de todos”, com o médico Dr.Jorje Fujio Nakashima,  “Estatuto do Idoso”, com os advogados Dr. Bressan, Dra. Dirce e Dra. Onélia, “Direitos Trabalhistas”, com o advogado Dr. Vitor Castillo.

Para o próximo ano está em andamento o acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal de São Paulo, campus Salto, para a implantação de novas turmas do Proeja Fic, atendendo aos alunos da Eja 2. A proposta é oferecer 200 horas de qualificação profissional em Informática Básica, para pessoas maiores de 18 anos que ainda não concluíram o 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental, que serão certificadas pelo IFSP.

Os alunos da Eja também participaram de eventos culturais como: assistir a peça teatral “O Auto da Barca do Inferno” e concertos Astra Finamax,  no Teatro Polytheama, além de outras peças teatrais apresentadas em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura.