Obras do Vida Cristalina segue em ritmo acelerado

Infraestrutura - Destaques
55% da rede principal de abastecimento estão implantados
A Prefeitura de Várzea Paulista concluiu, esta semana, mais uma etapa das ligações de água potável, do programa Vida Cristalina, parceria com a Sabesp, que está levando água potável para centenas de famílias.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, 55% da implantação principal da rede estão finalizados. Dessa forma, a empresa poderá fazer, em breve, as ligações residenciais nesses trechos.

Segundo o gestor, 33 famílias, dos bairros Jardim das Rosas e nas Chácaras Azaléias, Clube Castanheiras e Araçary, serão convidadas para uma reunião com a Prefeitura e a Sabesp, nos próximos dias.

Os representantes da empresa explanarão como será possível requisitar a ligação. “Vamos chamar essas as famílias para explicar o projeto e elas poderem fazer o pedido de ligação de rede”, explica.

Muito em breve, a Sabesp viabilizará também a instalação do booster, equipamento necessário para vencer a gravidade e abastecer as residências dos moradores interessados, nas áreas mais altas. Com o cumprimento de mais essa etapa, a empresa disponibilizará uma central, para agilizar a água potável encanada aos munícipes.

Os trabalhos que se iniciaram pela Avenida Victório Spinucci – Jardim Promeca, em 26 de junho. 306 residências passarão a receber água potável, até o fim do ano, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary. Serão 11,7 quilômetros de rede de água.

Luiz de Oliveira Dias, morador das Chácaras Clube Castanheiras há 16 anos, precisa solicitar, semanalmente o abastecimento pelo caminhão-pipa, disponibilizado pela Prefeitura, desde 2006.

O poço artesiano nem sempre supre sua necessidade e o munícipe está esperançoso, uma vez que o Vida Cristalina permitirá água encanada todos os dias em sua chácara. “Quanto antes liberarem a rede, para a gente colocar o hidrômetro, para fazer a ligação, para a gente seria o ideal”.

Mais qualidade de vida e economia

De acordo como prefeito Juvenal Rossi, a iniciativa da prefeitura com a Sabesp, vai gerar economia de recursos municipais e viabilizar o abastecimento ideal de todas as residências dos bairros. “Várzea Paulista está ampliando a rede de abastecimento de água potável”.

Desde 2004, um caminhão-pipa é custeado pelo poder público, para levar aproximadamente 200 mil litros mensais de água à região. O gasto mensal fixo é de aproximadamente R$ 22 mil, pagos à Sabesp, além dos custos com mão-de-obra e equipamentos. “Conseguindo abastecer essas 306 casas, esse caminhão-pipa poderá realizar outros procedimentos”, explica Renato Germano.

O custo total da obra será de R$ 360 mil, divididos igualmente entre a Prefeitura e a empresa: a Secretaria de Infraestrutura fornece a mão-de-obra e a Sabesp custeará os materiais utilizados.

Segundo o secretario, os moradores só terão o custo do hidrômetro e da ligação. Como utilizam o poço comum, não é obrigatório que consumam a água encanada, pela qual pagarão as taxas normais cobradas pela Sabesp. Uma alternativa dada por Germano é dividir o consumo entre a água dos poços e a que vai chegar às residências.