Palestra alerta sobre o risco da AIDS

Saúde - Cotidiano

Funcionários públicos de Várzea Paulista aprendem como se prevenir contra a doença, que não tem cura e ainda mata

Nesta sexta-feira (5), foi realizada na Câmara Municipal uma palestra sobre DST/Ainda, com a médica infectologista Maria do Carmo Brum, profissional do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de Várzea Paulista, para os funcionários públicos do município.

A especialista alertou sobre os perigos da doença e a importância da prevenção. “Não existe grupo de risco, toda pessoa que tenha uma vida sexual ativa está apta a contrair a doença”, alerta. “Não importa se a pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, casada, solteira, com um ou vários parceiros. Basta apenas uma relação sem proteção para contrair a doença”, explica a médica.

Maria do Carmo informa que o número de casos de HIV está crescendo entre os jovens gays. “Como jovens, que cresceram ouvindo sobre camisinha, prevenção e AIDS não se previnem?”, questiona. Apesar do tratamento existir, é sofrido. “A pessoa toma cerca de 20 remédios por dia, para o resto davida, em horários regrados, tem que fazer exames periódicos, acompanhamento médico e ainda sofre com os efeitos colaterais. Não é fácil”, informa.

Pode acontecer com você

Segundo a infectologista, o comportamento sexual é difícil de ser mudado. “A pessoa acha que nunca vai acontecer com ela, que sempre será alguém distante, com os outros, mas todos que têm relação sexual estão sujeitos”, informa. “Atendo a pacientes jovens, mas também idosos, senhoras casadas, pessoas que achavam que não corriam risco algum e que foram infectadas”.

Por isso, a médica é incisiva. “Camisinha sempre. Mesmo se conhecer o parceiro, mesmo se achar que é confiável. A AIDS não escolhe cor, sexo ou classe social”, afirma.

 

A doença em Várzea Paulista

AIDS

2012

2013

2014

Nº de casos

19

19

19

Gestantes

 

2

 

Sífilis

2012

2013

2014

Nº de casos

46

66

83

Gestantes

3

7

11

Congênita

2

0

0

 

Fonte: CTA Várzea Paulista.

 

Tire o peso da dúvida

Quanto antes o tratamento é iniciado, melhor será a qualidade de vida do paciente, informa a médica. “O exame é rápido. Em apenas 20 minutos, com uma gota de sangue ou saliva, é possível descobrir se é portador da doença e já iniciar o tratamento”, explica.

Para realizar o teste, não é necessário marcar consulta, agendar horário ou passar pelo médico. “Basta comparecer ao CTA e fazer o exame. O paciente recebe orientação médica e psicológica”, fala.

O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Praça Castro Alves S/N, Vila São José (próximo ao Russi 24h). Para mais informações entre em contato pelo telefone 4596-5130 ou pelo e-mail ctavarzeapaulista@gmail.com.