Várzea Paulista recebe Ciranda Eco Cultural

Esporte e Lazer - Destaques
Diversas atividades culturais vão animar o sábado (6)

No próximo dia 6 (sábado), Várzea Paulista recebe a Ciranda Eco Cultural. O evento será realizado na Praça da Liberdade a partir das 9 horas e contará com diversas atividades. Realizada pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e pela Ong NHL, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista através da Secretaria adjunta de Cultura e o patrocínio da KSB.

Shows musicais, apresentações de dança, apresentações de teatro infantil e de rua, apresentação do Coral Municipal Várzea Encanto, apresentação da peça “O Lixo do Luxo”, exposição do cartunista Paulo Branco e presença de escritores são algumas das atividades, além disso, será feira a distribuição de livros.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A praça da Liberdade fica na Avenida Duque de Caxias, Centro – próximo à Estação Ferroviária. Confira algumas das atividades programadas:

Das 9h às 12h 30 – O Escritor de Sua Obra

Fernando Braga da Costa com a apresentação do livro “Homens Invisíveis”
O trabalho “Homens invisíveis – retrato de uma humilhação social” é resultado de uma investigação etnográfica conduzida por um psicólogo que durante dez anos vestiu-se de gari, encontrava os demais e compartilhava histórias e inquietudes.

Vânia Claudia Spoti Caran com a apresentação do livro “Memórias de Marias Sobre Deus e a Natureza”
O livro é fruto de parte de uma pesquisa de Doutorado em Ciências e fala sobre o dia a dia da escritora como professora universitária e assistente social. Evidencia o testemunho sobre a vida, principalmente das mulheres do campo.

Eliane Lisboa com a apresentação do livro “Pelos olhos de Nicolas”
A história do livro surgiu na escola, em um momento em que seus registros pessoais não lhe pareciam mais suficientes, e que o anseio de se comunicar e eternizar histórias reais se fundiu com sua trajetória real como professora e escritora. Personagem da vida, que escreve da vida e para a vida.

Cesar Brod com a apresentação do livro “Na Rede da Poesia”
Um trabalho voltado á cultura digital, conectado diretamente com as linguagens multimídias dentro da formação infantil, aproximando os universos da criança e do adulto, por meio das novas tecnologias.

Das 10h30 às 11h20 – Show Musical “Catavento” (música infantil para todas as idades)
O CataVento faz música para brincar! O grupo é formado por músicos e educadores interessados na aproximação e no diálogo com o universo musical infantil brasileiro. O grupo realiza um trabalho cuidadoso, feito para gente pequena e gente grande cantar junto. Sons carinhosos e alegres que desejam esticar o olhar poético para o mundo e transformar o palco num lugar de brincadeira.

Das 11h30 às 12h 0 – Musica regional de Viola com Vinícius Alves
Vinícius Alves, paulista de São João da Boa Vista, segue a linha dos violeiros misteriosos, cheios de picardia. E vai extraindo do instrumento toda musicalidade e trazendo a música caipira do interior.

Às 10h – “O Lixo do Luxo” texto e direção de José Moreira Motta
A peça é um projeto cultural e social e levanta através do teatro a questão Meio ambiente e Sustentabilidade, incluindo sobretudo, o grande fantasma atual que a assombra a todos: A falta d’água. Questões como a coleta seletiva de lixo, a reciclagem, o tráfico de animais, o contrabando de peles, o desmatamento, o mau aproveitamento dos recursos naturais são temas abordados de forma lúdica e divertida.

Das 9h às 12h30 – exposição de 40 cartuns na praça com Paulo Branco
Paulo Branco é professor na escola Pandora e na IDE escola de Arte, lecionando desenho moderno e técnicas de pintura. Foi considerado o melhor desenhista do estado de São Paulo pelo mapa cultural. Realizará atividades e caricaturas feitas na hora, dos presentes no evento.

Das 9h às 12h30 – Distribuição de sementes
No evento, serão distribuídas sementes de Crotalária para todos participantes. Essa planta pode contribuir com o combate ao mosquito da dengue, favorecendo o controle natural das larvas do mosquito. Podem ser plantadas em residências, jardins, praças e principalmente em bairros com alta concentração de piscinas.

Às 9 horas – “Coral Várzea Encanto” com regência de Débora Lupianhe
O coro formado hoje por 20 coralistas, sob regência e preparação vocal de Débora Lupianhe, destacou-se em sua participação musical no primeiro teatro de Natal promovido pelo Departamento de Cultura do município em 2013, ao lado da Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista. Em agosto promoveu o 1° Encontro de Corais Varzinos que contou com participação de outros corais do município.

Às 9h30 – Grupo Catira de Várzea Paulista
A dança tradicional enraizada na identidade cultural brasileira, possui uma grande representatividade no nosso município. Os “Catireiros” da nossa cidade estão sempre presentes nos eventos culturais. A catira é uma espécie de sapateado, onde os componentes dançam ao som da viola, usam passos ritmados pelas palmas e pelo sapateado de suas botas em uma sincronia perfeita.

Cinema

“Ilha das Flores” de Jorge Furtado
O Curta metragem de 1989, acompanha a trajetória de um tomate, desde o cultivo até o Lixão da Ilha das Flores em Porto Alegre, entremeando cáusticos e divertidos comentários sobre a condição humana. Apesar de seus mais de vinte anos, permanece atual, em sua temática e linguagem.

“Lixo Extraordinário” de João Jardim
Documentário lançado em 2009, relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.