Várzea Paulista participa da campanha ‘Fique Sabendo’

Saúde - Cotidiano
De 1º a 5 de dezembro, testes rápidos de HIV e Sífilis serão realizados nas UBSs e no CTA
 
 
De 1º a 5 de dezembro, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, celebrado no dia 1º, o Programa de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) HIV/AIDS e Hepatites Virais de Várzea Paulista promove a campanha Fique Sabendo, com o objetivo de levar o teste rápido de HIV e Sífilis ao maior número de pessoas.
 
Durante os dias da campanha será possível realizar os exames em todas as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista e no Centro de Testagem e Aconselhamento. O atendimento nas UBSs inclui o aconselhamento pós-teste, que é gratuito e sigiloso, com duração de 15 a 30 minutos.
 
De acordo com a enfermeira e responsável pelo CTA, Luzinete Dias de Souza Carmo, o diagnóstico precoce garante mais qualidade de vida ao paciente. “Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de eficácia do tratamento”, explica. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio psicólogo, orientação e encaminhamento para palestras, grupos de apoio e tratamento”, relata.
 
No dia 7 de dezembro, a coleta dos exames será feita durante o evento ‘Prefeitura nos Bairros’, no Jardim América I. Profissionais de saúde estarão orientando a população sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Além de distribuir preservativos e material educativo.
 
Para mais informações sobre a campanha e locais de testagem entre em contato pelo telefone 4596-5130 ou pelo e-mail ctavarzeapaulista@gmail.com. O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Praça Castro Alves S/N, Vila São José – Próximo ao Russi 24h.