Prefeito acompanha obras de recapeamento da Avenida Ipiranga

Infraestrutura - Destaques
Via ajudará a desafogar trânsito na Avenida Fernão Dias Paes Leme

A Avenida Ipiranga, na Vila Santa Terezinha, começou a ser recapeada na manhã da última terça-feira (25).

Para o prefeito Juvenal Rossi, a obra possibilita uma rota diferente aos motoristas, nos horários de pico. “No momento, esta e a única via alternativa possível para desafogar a Avenida Fernão Dias Paes Leme”, explicou.

O prefeito ressaltou a importância da avenida que da acesso há um bairro tradicional e que há muitos anos não recebia atenção por parte do poder público. “estamos trabalhando para trazer mais benefícios para esta importante região”, concluiu.

Serão recapeados 1.280 metros da via, entre o Viaduto dos Emancipadores e o cruzamento com a Avenida Brasil. A obra também compreende o calçamento de aproximadamente 733 metros lineares: entre a Rua João Povoa e a Avenida Projetada (lado esquerdo) e, do outro lado, entre a Avenida Projetada e a Avenida Castelo Branco. “Aqui não tinha calcamento, essa melhoria é muito importante”, afirmou Rossi.

O custo total da obra é de R$ 315.051,86, recursos do Governo Federal, dos quais R$ 71.301,86 serão custeados pela Prefeitura. Segundo o secretário de Infraestrutura €Urbana, Renato Germano, a verba foi obtida pela atual gestão municipal. “É um convênio com o Ministério do Turismo”.

A obra deve ser concluída até o início de dezembro, se as condições naturais permitirem.

Intervenção pertinente

Joab Lorenti reside há quase 20 anos na Avenida Brasil, que corta a Avenida Ipiranga. Proprietário de uma oficina para manutenção de carros e ônibus, o munícipe afirma que a intervenção era necessária há pelo menos cinco anos.

Muitas vezes, para fazer o desvio dos buracos, os carros tinham de trafegar na contramão, segundo ele. “É um acesso para desafogar a Avenida (Fernão Dias Paes Leme)” – explicou – “nossos veículos que vêm para manutenção usam esse acesso”.

Leonardo de Castro também mora nas proximidades da via, há 30 anos. O morador ressalta a qualidade do novo asfalto. O antigo deixava a desejar, em sua opinião, e sofria erosão com as chuvas. “Era bem inferior”. Para ele, a revitalização da via será importante para aumentar o fluxo de carros e inibir a deposição de entulhos que havia anteriormente no local. “Aqui estava muito desleixado”.

Melhorias ao trânsito

De acordo com o prefeito, o recapeamento da Avenida Ipiranga consiste em mais uma das metas da administração varzina, dentro do programa Via Rápida, para otimizar o tráfego veicular em Várzea Paulista. Já se articula com a Prefeitura de Jundiaí a ligação da via à Avenida Ferroviários, no município vizinho, possivelmente nos próximos anos.

O Viaduto da Ponte Seca, cuja obra deve se iniciar em breve, é outra intervenção destacada pelo gestor. O projeto prevê a construção de uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca.

A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em determinados horários.

A Estrada da Boiada foi outra conquista nesse sentido, requisitada pela Prefeitura de Várzea Paulista e inaugurada pela Prefeitura de Jundiaí, em março. O novo acesso liga a região do Santa Gertrudes, em Jundiaí, à região da Vila Popular, em Várzea Paulista, e melhorou a mobilidade na região.