Homenagem à representante da comunidade negra

Educação - Destaques
Moção de aplausos e entrega de certificados de reconhecimento ao trabalho dos cidadãos é realizada pela Secretaria de Cultura

Na última terça-feira (18), a Secretaria Adjunta de Cultura e o Conselho de Cultura de Várzea Paulista realizaram na Câmara Municipal, uma homenagem aos cidadãos varzinos que prestam ou prestaram serviços relevantes à cidade, enaltecendo a cultura negra.

Segundo o supervisor de Cultura, José Moreira, o objetivo foi lembrar as pessoas que contribuem com a causa negra. “Os homenageados foram tomados de surpresa e se sentiram reconhecidos. Foi um momento muito positivo e acredito que é apenas um começo” conta.

Foram escolhidos sete homenageados que representam a comunidade negra. O primeiro foi Maria de Fátima de Jesus Cassimiro, a Fati. Ela é esposa do conhecido Seu Jorge (já falecido) que foi um dos pioneiros da criação das escolas de samba na cidade.

Edvaldo Pereira Dos Santos, o Mestre Bola 7, também foi reconhecido. Ele é responsável pelo Grupo Capoeira Brasil e representa a cidade em eventos, inclusive no exterior.

O idealizador das comemorações da semana da consciência negra na cidade também foi reconhecido. Valter Alves de Oliveira é conselheiro de cultura e presidente da associação FUITICAD- Ações Afirmativas Contra Toda Forma de Discriminação. “Temos um agradecimento especial ao Valter, pois, é um conselheiro muito atuante”, conta Moreira.

José Aparecido Ribeiro, o Tiziu, também foi um dos homenageados. Ele é responsável pela Ong AmaGraça e presta serviços como fisioterapeuta voluntário.

João Barros foi representado pelo filho, e teve seu trabalho junto ao GUAPA reconhecido no evento. Durante anos ele foi voluntário na instituição que prestava apoio as pessoas com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS.

William Zaparolli, um dos pioneiros do samba na cidade, também foi homenageado. Ele fez parte do grupo “Coisa de pele” e ainda hoje continua no samba.

O último homenageado foi André Luis de Oliveira, representante do Conselho de Cultura, na categoria Cultura Contemporânea de Rua. Ele é um dos expoentes do Hip Hop na cidade e realiza um trabalho na comunidade da Vila Real.