Obras de captação de água têm mais uma etapa concluída

Infraestrutura - Destaques
Canal de tomada d’água no Rio Jundiaí fica pronto
A captação de água do Rio Jundiaí, obra sob fiscalização da Prefeitura de Várzea Paulista, teve mais uma etapa concluída, na última terça-feira (18): agentes contratados pela Sabesp concretaram o canal de tomada d’água. De acordo com o gerente da Sabesp de Campo Limpo Paulista, André Sotero, a estrutura permitirá a condução da água captada às bombas d’água.

De acordo com o gestor, nas últimas semanas, foram feitos trabalhos de escavação, concretagem da laje de fundo – que dá sustentação ao canal – e formação da estrutura metálica do canal.

A partir de agora, outras ações já recebem atenção especial da Sabesp: construção de um posto de sucção, onde ficarão as bombas, e uma estrutura com os painéis elétricos necessários. “A gente vai dar seguimento”.

Com o término de todas essas etapas, no início do ano que vem, a captação, que hoje é de 60 litros por segundo, poderá ser aumentada, quando necessário. “A gente pode chegar até 100 litros”, explica Sotero.

Trabalho preventivo

A água captada do Rio Jundiaí será levada, se necessário, a partir do final do ano, por meio de tubos, até a represa de abastecimento, localizada no Clube de Campo da cidade. De lá, vai ser bombeada para a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim das Palmeiras, de onde poderá ser retirada e novamente represada, se houver necessidade.

Será possível captar 100 litros de água por segundo, a partir da próxima semana e a oferta de água ao município será aumentada em 30%. A obra custará à empresa aproximadamente R$ 550 mil.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, o prefeito requisitou à empresa um projeto para evitar problemas futuros de abastecimento de água. A Sabesp atendeu a solicitação, prontamente. Será possível, inclusive, tomar a mesma medida nos próximos anos, caso necessário, como explicou o gerente da Sabesp em Várzea Paulista, Sydnei Tortolano.

De acordo com o gerente de divisão de Campo Limpo Paulista da Sabesp, André Sotero, a captação só será possível graças a obras anteriores da empresa, em parceria com a Prefeitura.

Desde o ano passado, a Prefeitura tem acompanhado as intervenções da Sabesp, para permitir a captação de água por parte da empresa: início da operação e pleno funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, que atingiu 99% de eficiência na remoção de carga orgânica; implantação de mais de 40 km de tubulações capazes de coletar e encaminhar o esgoto para o tratamento; construção de sete estações elevatórias de esgotos, sendo as duas últimas no Jardim São Paulo, em Várzea Paulista, e Parque Internacional, em Campo Limpo Paulista.

As obras incrementaram direta e sensivelmente a despoluição do Rio Jundiaí e viabilizaram, dessa forma, a outorga (liberação para a captação de água) por parte do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), fato histórico para Várzea Paulista, segundo Germano.

Intervenções históricas

Para o prefeito Juvenal Rossi, essas intervenções são de extrema importância para o município. “São obras que trazem mais qualidade de vida à população e que hoje possibilitam à cidade essa captação que evitará o racionamento de água em Várzea Paulista”.