Várzea Paulista realiza 1ª Conferência da Pessoa Idosa

Saúde - Cotidiano
Evento permite propostas de políticas públicas voltadas à terceira idade

O CMDPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa), em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista, realizou, na tarde da última sexta-feira (14), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Espaço Cidadania.

Depois de assistirem a palestras, os munícipes discutiram a viabilização das propostas de políticas públicas levantadas nas pré-conferências, feitas no mês passado. As ideias serão debatidas em âmbito estadual, posteriormente.

O tema do encontro foi ”Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa por um Brasil de Todas as Idades”. Os eixos que serviram como base às propostas das três pré-conferências e também às palestras do evento foram: “Participação Ativa na Sociedade para a Garantia dos Direitos”; “Qualidade de Vida da Pessoa Idosa” e “Mobilidade Urbana e Acessibilidade”.

Uma das palestrantes, a psicóloga Maria Calciolari, destacou a importância dos aparelhos públicos para o incremento à qualidade de vida da terceira idade. As atividades oferecidas devem ser aproveitadas pelos munícipes, o que, infelizmente, muitas vezes não se dá, em sua opinião. “Às vezes, eles não sabem, não são educados para isso”.

Nesse sentido, a participação popular é muito bem vinda para a formulação de novas políticas públicas. “É uma via de duas mãos. Quando eles participam, a gente pode criar qualidade de vida”, explicou.

O prefeito Juvenal Rossi incentivou os participantes para a formulação de sugestões importantes de políticas públicas para as pessoas idosas de Várzea Paulista. “É importante entender que sozinho eu não faço nada”.

Nesse sentido, o gestor destacou a importância que as mudanças de certos hábitos sociais têm feito ao município, motivo pelo qual convidou os munícipes a continuarem com esses esforços. “Ajudem-me a mudar alguns comportamentos na cidade”, incentivou.

O secretário de Desenvolvimento Social, presente no encontro, relevou a importância das pré-conferências, anteriores ao evento, cuja importância também reforçou. “Muitas reivindicações já foram pré-estabelecidas” – declarou – “as ideias de vocês aqui hoje, homologadas nesta conferência, poderão se traduzir em políticas públicas”.

O presidente do CMDPI, Santo Spadon, agradeceu a todos pela presença e também fez votos de que surgissem boas propostas. “Que nós tenhamos uma boa conferência, no decorrer desta tarde!”.

Novas conquistas

O prefeito deixou claro o trabalho da administração para o desenvolvimento da cidade, como um todo e, especificamente, nos benefícios à terceira idade.

O atual Clube de Campo da Cida abrigará, em breve, um centro de convivência para as pessoas idosas, espaço para atividades de entretenimento e bem estar a essa faixa etária. “Nós teremos, pelo menos para essa categoria de pessoas, uma cidade cada vez melhor”.

O secretário Jeremias Santana também destacou os esforços da gestão municipal, para contemplar o público da terceira idade, que merece atenção por já ter contribuído para o desenvolvimento da sociedade. “Cada um de nós tem um tijolinho na construção do Brasil”.