Dia da Consciência Negra será comemorado na cidade

Esporte e Lazer - Destaques
Evento ressalta a valorização da cultura e das contribuições na construção do Brasil
 
Na próxima quinta-feira (20), a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, por meio do Departamento de Cultura, realiza o Dia da Consciência Negra na cidade. A ideia é comemorar o feriado municipal, na data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Diversas apresentações mostrarão um pouco das influências da cultura negra em nossa sociedade. 
 
Capoeira, Maculelê, Hip Hop, danças, roda de samba, maracatu, função black e o grupo Araúna são algumas das atrações. O evento também contará com uma ferinha de artesanato e uma tenda com comidas típicas. 
 
O secretário adjunto de Cultura, José Moreira, ressalta o objetivo de valorizar a data e trazer elementos da cultura negra para a população varzina. “É uma influência muito forte em nossa sociedade e precisa ser valorizada” relata.
 
As atividades serão realizadas na Praça Castro Alves, no bairro São José.
 
Sobre a data
 
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 
 
Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade localizada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. O quilombo chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
 
A data relembra a resistência do negro à escravidão em solo brasileiro. A data também é um momento de discussão de temas como a inserção do negro no mercado de trabalho e cotas universitárias.