Cidade se prepara para receber a maior e melhor estrutura de atendimento médico que Várzea Paulista já teve
As obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Várzea Paulista estão prestes a serem concluídas. Com o novo espaço, o atendimento médico no município passa a ter um serviço mais moderno e de maior qualidade, preparado para atender as demandas de urgência e emergência da cidade, como crises hipertensivas, febre alta, traumas, infarto, derrame, entre outros casos.
A Unidade de Pronto Atendimento fará o papel do Pronto Socorro e inova ao oferecer estrutura moderna para atendimento de urgência, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Segundo o secretário de Saúde de Várzea Paulista, José Roberto Spinucci, o serviço representa uma grande modernização na área da saúde do município. “O prédio é amplo, pensado e construído exatamente para atender as demandas dos pacientes”, diz. “Com salas adequadas, corredores mais largos e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a UPA oferece um novo padrão de serviço aos varzinos”, relata o secretário.
A Unidade de Pronto Atendimento de Várzea Paulista terá 752 mt². Destes mais de 60 mt² serão de recepção, os consultórios ocuparão uma área de 49,84 mt² e o conforto dos médicos 38 mt². “A UPA é planejada para atender tanto as necessidades dos pacientes, quanto dos médicos e de toda a equipe que vai trabalhar no local”, explica Spinucci. “Quando o servidor se sente bem onde trabalha, a qualidade do serviço prestado aumenta”, informa o responsável pela pasta.
Quando comparada ao atual Pronto Socorro, a UPA ganha em conforto, comodidade, modernidade, acessibilidade e espaço.
Hoje, a área da recepção do Pronto Socorro do HC é de 47,21 mt², a da UPA será de 60,99 mt². No total, os dois pavimentos construídos da UPA totalizam 1.345 mt², enquanto que o espaço do atual Pronto Socorro é de 662 mt².
A área dos banheiros do Pronto Socorro do HC é de 12,46 mt², a da UPA será de 23,45. Além disso, a construção do prédio da UPA atende a NBR 9050 (Normas Técnicas para Acessibilidade), desde a calçada, ao interior da unidade.
A UPA vai ter quatro amplos consultórios, um laboratório de análises clínicas, salas de emergência, imobilização (gesso), eletrocardiograma, curativos, inalação, raios-X, administração de medicações, sala de espera, recepção, material de reposição, refeitório, cozinha, copa, dispensa, observação masculina, feminina e pediátrica, área de conforto para a equipe médica e área administrativa.
Recursos financeiros
Entre 2011 e 2012, Várzea Paulista recebeu recursos financeiros do Governo Federal para construir a Unidade de Pronto Atendimento, porém a verba de R$ 1,4 milhão que deveria ter sido utilizada para custear a obra foi gasta indevidamente, sofrendo desvio de finalidade.
Para que a população não fosse prejudicada e os serviços de saúde ampliados no município, a administração pública resolveu, em janeiro de 2013, dar andamento à construção com recursos próprios.
O município já reinvestiu R$ 1,4 milhão e agora, aguarda a conclusão da obra da UPA.