Sinfônica Jovem realizou Concerto de Primavera

Esporte e Lazer - Destaques
Musicistas mostram produção artística de qualidade com a marca de Várzea Paulista
 
No último dia 6, a Escola Municipal de Música e Arte realizou o Concerto de Primavera no Centro Cultural de Várzea Paulista. O evento contou com a parceria do Instituto Cultural Amigos da Arte (ICAA), instituição proponente da Sinfônica Jovem de Várzea Paulista. Um bazar beneficente também foi promovido para arrecadação de recursos em prol do projeto.
 
Para Tiago Costa, especialista em Educação Musical e Gestão Cultural, o evento foi mais uma ação para aproximar as famílias da escola. “Quando os pais participam do aprendizado dos filhos o desenvolvimento musical e artístico é mais promissor” conta. 
 
Costa destaca, ainda, que esta participação da família melhora a auto-estima e faz com que o cidadão valorize mais a cidade. “Poucas cidades do Brasil possuem uma escola pública de música”, ressalta.
 
 
Modelo de gestão
 
A parceria de Secretarias de Cultura com organizações do terceiro setor é de grande importância, e muito comum em cidades de todo o Brasil. Segundo o maestro Tiago Costa é vital na efetivação de políticas públicas de cultura.
 
Ele cita como exemplo projetos culturais executados em parceria com Organizações Sociais de Cultura através de contratos de gestão, dentre eles o Projeto Guri, a Escola de Musica do Estado de São Paulo – EMESP, o Conservatório de Tatuí. “Em Várzea Paulista, a escola de música foi possível ser iniciada, através de parceria com uma instituição cultural, apta a receber instrumentos da empresa ThyssenKrupp”, recorda Costa.
 
A parceria da Secretaria Adjunta de Cultura com o ICAA demonstra a visão atualizada e democrática do governo municipal. “Quando o assunto é Cultura, faz-se necessário ter flexibilidade em busca do melhores resultados”, conclui o maestro.