Formatura do Curso de Confeitaria celebra parcerias

Desenvolvimento Social - Destaques
Prefeitura, Senai e Governo do Estado proporcionam capacitação profissional por meio  do programa Via Rápida

Nesta quinta-feira (13) foi celebrada na Câmara Municipal a Formatura do Curso de Confeitaria, realizado pela parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista, o Governo Estadual e o Senai, por meio do Via Rápida.

Doze mulheres se capacitaram profissionalmente, no curso com duração de 246 horas, na qual aprenderam receitas de bolos, doces, carolinas, pudins, entre outros.

Além de receberem orientações sobre o mercado de trabalho e como montar o próprio negócio.

De acordo com as professoras, Leila Aparecida Albiero e Débora Dini, o intuito é capacitar e fomentar o empreendedorismo. “A capacitação é mais do que ensinar receitas.

É uma preparação para ocupar seu lugar no mercado de trabalho, seja como funcionária ou dona do próprio negócio”, explica Leila.

Solenidade

Durante a solenidade de entrega dos diplomas, o prefeito Juvenal Rossi destacou a importância das parcerias e o quanto a população é beneficiada com o trabalho conjunto. “A parceria com o Senai tem sido uma das grandes conquistas de Várzea Paulista, centenas de pessoas já foram beneficiadas e a cada dia, mais varzinos estão ingressando no mercado de trabalho”, falou. “E já estamos firmando novas parcerias para que em 2015 possamos oferecer mais oportunidades aos moradores da cidade”, conclui o prefeito.

O coordenador de Atividades Técnicas do Senai, Sidney Corredori, parabenizou e empenho das alunas que concluíram o curso. “Essa é mais do que uma conquista profissional, é uma conquista pessoal”, disse.

Sheila Person Giannome, que também ocupa a mesma função no Senai, ressaltou a qualidade do curso. “Agora vocês já estão aptas para o mercado de trabalho. E toda essa qualificação foi graças a infraestrutura oferecida pela prefeitura”, informa.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Ernaldo Artur, a qualificação profissional é um diferencial para quem procura um emprego. “Hoje Várzea Paulista tem profissionais qualificadas na área da confeitaria.

Prontas para atuar em empresas ou seguir em frente com o próprio negócio”, diz. O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Julio Szabo também parabenizou o grupo. “Vocês seguiram em frente e conquistaram o diploma.

Todas estão de parabéns pela conquista”, fala. O aprendizado das alunas foi testado durante a formatura, foram elas próprias que produziram os doces e salgados para a comemoração.

Aptas para o mercado de trabalho

Entre as alunas do curso de Confeitaria, algumas já estão atuando na área. Daiane Balduino Fabricio, moradora do Jardim Bertioga, trabalhava na área de confeitaria e viu no curso uma oportunidade de atualização. “O curso foi muito proveitoso. É sempre bom se atualizar”, conta.

Já Elisangela Garcia Barbosa Silva, moradora do Jardim Promeca, escolheu trabalhar como empreendedora. “Eu já fazia bolos para vender, mas com os cursos tenho muito mais conhecimento. Tenho encomendas para aniversários, festas e até casamentos. Estou feliz com as oportunidades que estão aparecendo”, relata a confeiteira.