2º Movimento Pedagógico recebeu Antônio Nóvoa

Educação - Destaques
Reflexão sobre a prática é o enfoque da formação

Na última quinta-feira (13), a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer realizou o 2º Movimento Pedagógico. Com o tema “Nada substitui um bom professor”, o evento contou com uma palestra com o Professor Dr. Antônio Nóvoa. Com a presença de todos os professores e educadores do município, o encontro teve  como objetivo proporcionar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica.

Nóvoa ressaltou, no início da palestra, a importância do professor. Segundo ele, a melhoria da educação passa pelo entendimento que um bom professor é fundamental. “Nas últimas décadas houve uma ilusão de que se poderia substituir um bom professor”.

Nóvoa falou da importância de compreendermos a realidade dos educandos de hoje e das mudanças na sociedade. Segundo ele existiram três importantes revoluções marcaram a humanidade: a primeira, foi a invenção da escrita, que mudou a vida do homem e a forma de relacionar-se; a segunda, foi a invenção do livro e da imprensa.

Por meio dela, alteraram-se a escola, a ciência e a forma de guardar o conhecimento; a terceira, por fim, é a revolução digital que está novamente mudando nossas vidas e a maneira de nos relacionarmos com o mundo. “Somos contemporâneos dessa revolução. Um novo ser humano está sendo construído nos últimos 20 anos e não estamos sabendo compreender esse novo ser”.

O Secretário de Educação Professor Rodolfo Braga ressaltou a possibilidade do encontro proporcionar um espaço para dialogar temas do cotidiano escolar. “É um momento de refletir e trocar experiências” ressalta.

O prefeito Juvenal Rossi falou da importância das capacitações e agradeceu aos professores e educadores pelo empenho na melhoria da educação municipal. “Sabemos que os resultados e a melhoria da educação dependem do trabalho dos nossos professores”.

Sobre o palestrante

Antônio Nóvoa é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e Doutor em História pela Universidade de Sobornne, é reitor da Universidade de Lisboa e lecionou em importantes universidades. Também é autor de mais de 150 títulos.