Várzea Paulista participará do 1º Festival Regional “Na Raça”

Esporte e Lazer - Destaques
Danças, exposições e palestras marcarão as comemorações do Dia da Consciência Negra na região

Na próxima quarta (19) terá início o 1º Festival Regional “Na Raça”, no Parque da Cidade, em Itupeva. O evento tem a participação das cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

As atividades fazem parte da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra e serão realizadas cada ano em uma cidade do aglomerado. Segundo o secretário adjunto de Cultura de Várzea Paulista, José Moreira, a participação visa mostrar a diversidade cultural da cidade. “É uma oportunidade de mostrar o que a cidade tem de melhor”.

De 19 a 23 de novembro, o evento contará com a participação de Jundiaí, Várzea Paulista, Cabreúva, Jarinu, Louveira e Itupeva. A comemoração trará elementos e influências da cultura negra.

Entre as atividades diversas apresentações de dança, palestras shows musicais, exposições de fotos, pinturas, vestuários e instrumentos, ritos religiosos e outras atrações.

Várzea Paulista estará presente no evento com diversas tendas e intervenções culturais. Entre as apresentações maracatu, capoeira, hip hop e araúna além de 2 palestrantes que abordarão o tema da Cultura Negra. A culinária também estará representada com pratos típicos.

A expectativa do intercâmbio é por enriquecimento, por parte de Várzea Paulista. “Espero que nossos representantes venham enriquecidos e com a satisfação de representar nossa cidade”, afirma Moreira.

No dia 19, ocorre a abertura do evento a partir das 19 horas com a presença das autoridades das cidades participantes. Nos dia 20, 21, 22 e 23 as comemorações têm início às 10 horas. O Parque da Cidade de Itupeva fica na Avenida Emílio Chechinato, S/ nº. Aa atividades são abertas ao público e gratuitas.

Comemorações do feriado na cidade

No dia 20 (quinta) as comemorações do Dia da Consciência Negra têm vez em Várzea Paulista. Um festival com atividades diversas será realizado na Praça Castro Alves: capoeira, maracatu, hip hop e uma roda de samba vão animar o evento.

O secretário adjunto de cultura, José Moreira, conta que a intenção é valorizar a data. “A influência da cultura negra é muito forte em nossa sociedade e esse evento visa mostrá-la à população valorizando-a”.

O evento terá início às 13 horas e será aberto ao público. A Praça Castro Alves fica na Rua São José, Centro.